Mais buscados: MEI credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
São Paulo – A Couromoda 2016, que encerrou sua 43ª edição na quarta-feira, 13 de janeiro, foi celebrada pelos diretores de marcas gaúchas que participaram do estande coletivo coordenado pelo SEBRAE/RS em parceria com o Governo do Estado e a ACI/NH. Todos os 56 representantes de micro e pequenas indústrias expositoras no local realizaram vendas garantindo a produção da coleção outono-inverno 2016. O volume chegou a um valor total de R$ 9.335.639,00, equivalente a 202.961 pares/peças. Foram 2.521 contatos com compradores nacionais e estrangeiros, sendo 1.154 negócios iniciados e 1.154 negócios fechados.
O gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Marco Aurélio Copetti, que acompanhou os quatro dias de evento nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo, percebe que a superação da expectativa é uma das marcas que ficam desse primeiro evento do calendário de feiras calçadistas brasileiras. “Em um momento em que o tema crise econômica toma conta de todas as preocupações de empresários, temos um resultado interessante no âmbito das pequenas empresas”, salienta. Para ele, o formato de participação em estande coletivo é uma estratégia já consolidada pelo SEBRAE/RS e que garante acesso ao mercado para as indústrias.
O responsável pela área comercial da marca Santos e Saltos, de Sapiranga, João Pedro Silveira, concorda que estar presente na Couromoda foi uma decisão acertada na medida em que conseguiu encontrar os compradores de anos anteriores e até aumentar o volume de vendas para esses clientes. “Viemos até aqui já há sete anos, apoiados pelo SEBRAE/RS. A marca tem apenas oito anos e garantimos a produção de cinco mil pares de calçados femininos”, confirma.
A Santos e Saltos trabalha com perfil de moda muito acentuado. “Nosso diferencial está nos saltos sempre contemporâneos, fruto de pesquisa de tendências e coleções internacionais. Fazemos um sapato fashion em coleções de curta duração”, explica Silveira, lembrando que possui apenas 42 funcionários, hoje, felizes por terem suas atividades garantidas. O único ponto não tão positivo para ele é que a marca não conquistou novos clientes, mas fidelizou os já cadastrados.
O gestor de projetos do SEBRAE/RS Maico Fabiano Fernandes destaca ainda que a Couromoda recebeu compradores de 52 países, buscando alinhar preço competitivo e qualidade. “Algumas das micro e pequenas empresas conseguirão iniciar processos de exportações ainda neste semestre”, informa. “Os processos de atendimento no estande do SEBRAE/RS incluíam até mesmo intérpretes para ajudar os empreendedores que estão conosco no projeto Couromoda Exporter. Agora, inicia uma nova fase do apoio com consultorias e orientações para viabilizar o Comércio Exterior”, complementa. Fernandes ressalta que a amostra coletiva que o setor de calçados gaúcho levou até São Paulo é significativa para a imagem de polo regional altamente qualificado, moderno e sintonizado com o mercado mundial.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.