Mais buscados: mei CREDITO Sei Boas praticas consultoria
Da Redação
Caxias do Sul – O encerramento do Projeto Economia Criativa de Caxias do Sul, do SEBRAE/RS, não poderia ser nada mais do que algo inovador e interessante para as empresas participantes. Tendo a criatividade como insumo de todo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, o grupo de 12 micro e pequenos negócios que encerram o ciclo no final de 2015 fará uma apresentação de seus projetos no dia 29 de outubro, das 18h30 às 21h, para cerca de 50 pessoas, entre eles, potenciais parceiros, clientes ou investidores. O evento será no Teatro Moinho da Estação, na Rua Coronel Flores, 810, bairro São Pelegrino.
Desde o final de 2013, o SEBRAE vem mobilizando e apoiando empresas da Economia Criativa, que, por ser um conceito recente (de pouco mais de uma década), vem ganhando representatividade e sendo reconhecido como um setor de empresas que vão além do papel fundamental de estímulo à cultura, possuindo um grande potencial para geração de empregos e renda. Essas atividades econômicas têm como principal insumo produtivo a criatividade, sendo os setores e segmentos em que o processo produtivo está alicerçado na imaginação, na habilidade e talento dos profissionais.
O Projeto da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, em Caxias do Sul, atende as empresas dos segmentos de música, teatro, publicidade, marketing, moda, alimentação, arquitetura, literatura, fotografia, web, espaço coworking e galeria de arte e cultura.
De acordo com a gestora do Projeto, Fabiana Zin, as ferramentas disponibilizadas e discutidas entre os participantes auxiliaram o desenvolvimento gerencial e crescimento do grupo como um todo. “A característica eclética do grupo foi fundamental para o estímulo e a sinergias, além de fomento às parcerias e perspectivas de projetos em conjunto para o futuro”, avalia.
Pelo formato criado para o evento do dia 29, explica Fabiana, os empreendedores farão apresentações de seus negócios através de pitches de oito minutos. “O pitch é um termo muito usado no mundo corporativo das startups e significa apresentação”, esclarece a gestora. Como o tempo é limitado, os empreendedores devem, justamente, usar a criatividade para explanar seus negócios. “Deveremos ter um universo de modelos de apresentações, condizentes com os projetos dos empreendedores” finaliza Fabiana.
Por outro lado, o formato escolhido para o evento revela que os consultores do SEBRAE/RS, que trabalharam ao longo do projeto, estão atentos para esse tipo de iniciativa: “A metodologia escolhida é também uma forma de exercitar os empreendedores a se mostrarem para o mercado, como parceiros, clientes ou fornecedores, igualmente de forma criativa”, analisa a técnica.
Em breve, a Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS deverá anunciar um novo Projeto em Economia Criativa para iniciar em 2016. O foco deverá ser a cultura colaborativa. Mais informações podem ser adquiridas por meio do telefone (54) 3290-4730 com Marcia Mendes
Siga o SEBRAE RS
Notícias
16 de Setembro de 2024Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.