Mais buscados: MEI Credito sei BOAS PRATICAS consultoria
Da Redação
Fomentadas em diferentes projetos ao longo dos últimos anos, a cultura analítica e a gestão orientada por dados no Sebrae RS ganham um destaque especial neste ano, com a inauguração da sala de Decisão Orientada por Cultura Analítica (D.O.C.A.). O novo espaço colaborativo está localizado no térreo da sede administrativa da organização (Rua Sete de Setembro, 555), em Porto Alegre, e foi projetado para operar como um ambiente tecnológico diferenciado para reuniões de tomada de decisão a partir de uma metodologia inovadora de gestão. A inauguração do local acontece na manhã desta terça-feira (17/01).
Desenvolvida pelas áreas de Gestão Estratégica e Tecnologia da Informação do Sebrae RS, juntamente com o Cappra Institute for Data Science, a D.O.C.A. faz parte de um projeto inspirado nos ambientes corporativos mais modernos da atualidade, pensado para times multidisciplinares de trabalho, com profissionais dos mais diferentes níveis de decisão em grandes multinacionais e instituições governamentais. No caso do Sebrae RS, o ambiente irá reunir, de forma física e digital, grupos de trabalho que utilizam dados para compreender melhor o empreendedorismo e os pequenos negócios, além de propor e desenvolver projetos para esse público. Com a inauguração, o Rio Grande do Sul passa a ser a primeira unidade do Sebrae no Brasil a contar com o espaço, que, antes mesmo de ser oficialmente inaugurado, já chamou a atenção de outras unidades da organização que pretendem replicar o modelo.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae RS, André V. de Godoy, a inauguração da D.O.C.A. é um marco histórico para a organização, a qual tem promovido uma transformação cultural junto aos seus colaboradores, orientada pela inovação, de forma especial ao longo dos últimos quatro anos. “A disseminação da cultura analítica tem sido fomentada progressiva e enfaticamente nos processos internos do Sebrae RS, e este comportamento tem nos habilitado para a tomada de decisões de negócio mais conscientes, portanto mais assertivas, instrumentalizando nossas equipes para atender aos empreendedores de forma mais eficiente”, explica.
Sobre a D.O.C.A.
Em seus quase 100 metros quadrados, o espaço onde se localiza a D.O.C.A. foi concebido com a orientação do Cappra Institute for Data Science, entregando um ambiente com características que estimulam o pensamento disruptivo, com linhas, cores e disposição de móveis planejados para estimular dinâmicas de grupos multidisciplinares. Entre os principais destaques estão as seis telas de projeção que trazem, em tempo real, dados coletados pelo Sebrae e outras fontes, que permitem o monitoramento de indicadores dos mais diferentes segmentos de mercado e áreas de interesse do empreendedorismo gaúcho e nacional. O ambiente, com capacidade total para 35 pessoas – que inclui ainda uma sala privada de reuniões -, será frequentado por todos os colaboradores, dos diferentes níveis, áreas e regiões de atuação do Sebrae RS, em regime de squads multidisciplinares, por meio de um processo específico, baseado em metodologias de criação e utilização de soluções de dados. Há no Sebrae RS, hoje, em treinamento, mais de 150 colaboradores, que estão sendo capacitados de forma a poderem interpretar os dados coletados e transformá-los em informações úteis ao Sebrae e ao universo de empreendedores gaúchos.
Para o fundador do Cappra Institute for Data Science, Ricardo Cappra, a sala D.O.C.A. é a materialização de um movimento estratégico e referência estrutural de uma nova postura da organização com relação a como as decisões são tomadas e resultados são medidos. “Obviamente essa mudança desafia a arquitetura organizacional tradicional e leva o Sebrae-RS para um novo patamar de gestão que exige mais colaboração, fluidez e agilidade, mas é um avanço fundamental para atrair talentos, competir e se diferenciar em um futuro cada vez mais analítico”, comenta. Eduardo Santos, que é Head de Labs no Cappra Institute e responsável pelo projeto, afirma que a sala é parte do processo de evolução da cultura analítica que o Sebrae-RS vem fazendo nos últimos anos e visa não apenas usar mais dados no dia a dia da organização, mas também criar rotinas de uso dos dados na estratégia da empresa.
O espaço, que levou quatro meses para ficar pronto, não deixou de lado a influência gaúcha e porto-alegrense ao fazer uso de um design com linhas que remetem às docas utilizadas pelas embarcações náuticas do cais da Capital, conferindo ao ambiente uma atmosfera industrial e, ao mesmo tempo, tecnológica.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.