Mais buscados: MeI credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Foram três dias intensos. Uma rotina que começava cedo, estendia-se ao longo de todo o dia e só terminava quando beirava a madrugada. Três turnos para trocar experiências e conhecimentos, estreitar relacionamento e buscar referências no mercado internacional e com alguns dos maiores players do varejo. Esse é o resumo do que o grupo de 15 empresários, apoiados pelo Sebrae RS, viu na NRF Big Show 2019 (National Retail Federation), que aconteceu até essa terça-feira, 15 de janeiro, em Nova Iorque.
Não é à toa que o evento é considerado o mais importante do varejo no mundo. Foram inúmeros exemplos de tecnologias de última geração, seminários, fóruns e apresentação de cases de empresas mundialmente conhecidas. Foram mais de 16 mil varejistas, com 700 expositores e mais de 37 mil pessoas. Entre eles, os empresários gaúchos que fazem parte de um grupo de 25 pessoas composto, entre outras, por representantes do Sindilojas-Poa, CDL Porto Alegre, FCDL, Senac e Fecomércio RS.
O terceiro dia de NRF foi para entender como as tecnologias estão ajudando o varejo, com o pagamento por mobile, gestão de estoques com inteligência artificial e readID. Os empresários viram exemplos como o da empresa chinesa JD Fashion, que entrega os produtos por drones em apenas um dia. Ela é a única empresa licenciada para realizar entrega usando drones na China. Harlan Bratcher deu uma valiosa dica aos participantes: “Dê ao consumidor o que ele quer, onde e como, ou o seu negócio deixará de existir”.
Circulando pelos espaços da feira estava também Luciano Hang, empresário catarinense dono da Havan, reconhecida como uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil. A empresa dele começou com apenas um funcionário. Hoje, 32 anos depois, são mais de 16 mil colaboradores. “Queremos sempre crescer. Você tem que ter ambição e todos os dias fazer algo diferente. Aqui, vimos que a inovação está muito presente no varejo. Temos que inovar todos os dias. Vi uma frase muito boa ‘Inovar ou morrer’. Esta é a grande lição que tiramos daqui”, comenta ele.
O coordenador de projetos de moda do Sebrae RS, Fabiano Zortea, comenta que “teve oportunidade de participar e assistir os maiores nomes do varejo mundial. Então, é um acesso ao que se tem de melhor em conteúdo para quem quer vencer no varejo”.
O último dia também foi para fazer visitas em estandes com soluções que possam ser implementadas pelo pequeno varejo aqui no Brasil. Entre eles, o grupo foi à IBM buscar soluções para melhorar a experiência do cliente no comércio. Depois, a visita foi ao estande da SAP, onde se pode aprender sobre análise de dados para customizar o atendimento aos clientes e tomar decisões com base nas informações cedidas por eles. A terceira visita foi à Salesforce para ver exemplos de integrações do varejo digital com o varejo físico e como a tecnologia pode ajudar para que a jornada do cliente aconteça de forma fluida e conveniente, independente do canal que ele queira acessar e do momento. Por fim, chegaram à Mulberry e à Converge, para conhecer soluções que melhoram a relação de tráfego de clientes, conversão de vendas e ticket médio e novamente a interação entre experiência física e digital.
Ainda tem muito mais
Terminou a NRF Big Show 2019, mas a missão empresarial segue até sábado, quando o grupo retorna ao Brasil. Até lá, ainda tem bastante tempo para seguir fazendo aquele network e buscando inspiração com o que o varejo americano tem de melhor a oferecer. Pensando nisso, o Sebrae RS organizou uma série de visitas técnicas às empresas que são destaques no varejo dos Estados Unidos, que acontecerá nos próximos dois dias (confira a programação). Serão 14 empresas e uma visita surpresa.
“Essa é a consolidação de um trabalho de estudos das principais tendências e as boas práticas do varejo mundial. Fomos nas palestras, nos estandes das feiras para ver as ferramentas, agora vamos nos principais pontos comerciais de NY para ver tudo isso funcionando e interagindo em tempo real com o cliente. Esse é um trabalho fundamental para consolidar o conhecimento e encorajá-los para implementarem nas suas empresas”, comenta Fabiano.
Programação:
16/01
B&H Photo
Amazon Books
Glossier Flagship Store
Gansevoort Market
Starbucks Roastery
Nike House of Innovation
Uniqlo Flagship Store
17/01
FAO Schwarz
Urban Outfitters
The Real Real
Eataly
Sonos Store
Casper
Dreamery
Siga o SEBRAE RS
Notícias
21 de Novembro de 2024Mais de 35 empresas participam da sessão de negócios realizada pelo Sebrae durante a Frinape
SAIBA MAIS18 de Novembro de 2024
Porto Alegre terá a maior aula inspiradora para mais de dez mil estudantes da rede pública
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.