
Mais buscados: MEi Credito Sei boas praticas consultoria

Da Redação

Canoas – Resíduos industriais de borracha se transformam em peças de design pelas mãos de 20 artesãs de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Essa é a associação Canoa, um grupo de pessoas que escolheu o desafio do desenvolvimento sustentável e está colocando o nome da cidade e do Estado no cenário do artesanato mundial.
A proposta de elaborar criações sustentáveis a partir de resíduos da indústria nasceu em 2007. A coordenadora estadual do projeto de artesanato pelo SEBRAE/RS, Viviane Silva, conta que o grupo se reuniu a partir de uma iniciativa da instituição com a Prefeitura de Canoas. “Depois, em 2012, as artesãs passaram a integrar o Projeto Brasil Original, desenvolvido pelo SEBRAE Nacional”, informa. A ação promove capacitações para os participantes e consultorias em gestão e desenvolvimento de produtos, além de apoio para a precificação e comercialização dos materiais.
As peças nasceram de sobras de borracha de vedação de automóveis, originadas de uma indústria da cidade. Também tecidos de guarda-chuva, retalhos de persiana e câmaras de bicicleta compõem as matérias-primas utilizadas pelas artesãs. A coordenadora da associação Canoa, Edy Ferreira Ribeiro, conta que, no início, muitas pessoas não acreditavam que aqueles materiais poderiam se transformar em acessórios, como pulseiras, brincos e bolsas. “Hoje não me vejo trabalhando com outro produto, que não venha de reaproveitamento de resíduo”, reconhece Edy.
Além da sustentabilidade, o trabalho na associação é uma alternativa de complemento de renda para as participantes. “São pessoas aposentadas ou que não têm como ingressar no mercado de trabalho e que conseguem ter retorno com seu artesanato”, observa a coordenadora.
Com design diferenciado, que segue uma tendência contemporânea, e propostas que se renovam a cada coleção, as peças produzidas pela Canoa alcançam projeção para diversos Estados e também já foram enviadas para locais como Nova Iorque, Berlim e Paris. E o reconhecimento não é só para os produtos, mas para a visão da associação. Em novembro do ano passado, por exemplo, Edy representou o Brasil em um seminário ibero-americano de artesanato como alternativa para geração de emprego e renda, na Espanha.
Nos próximos dois meses, as artesãs da Canoa e a consultora de design estarão reunidas para preparar a próxima coleção. “Precisamos chamar a atenção pelo diferencial e pela inovação constante”, ensina Edy.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.