Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO SEI boas práticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Artesanato de Canoas para o mundo

atualizado em: 14/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Associação de artesãs da Região Metropolitana produz acessórios sustentáveis vendidos para todo País, Europa e Estados Unidos

Da Redação

Artigos do Canoa são produzidos a partir de materiais reciclados (Foto: Divulgação)

Canoas – Resíduos industriais de borracha se transformam em peças de design pelas mãos de 20 artesãs de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Essa é a associação Canoa, um grupo de pessoas que escolheu o desafio do desenvolvimento sustentável e está colocando o nome da cidade e do Estado no cenário do artesanato mundial.

A proposta de elaborar criações sustentáveis a partir de resíduos da indústria nasceu em 2007. A coordenadora estadual do projeto de artesanato pelo SEBRAE/RS, Viviane Silva, conta que o grupo se reuniu a partir de uma iniciativa da instituição com a Prefeitura de Canoas. “Depois, em 2012, as artesãs passaram a integrar o Projeto Brasil Original, desenvolvido pelo SEBRAE Nacional”, informa. A ação promove capacitações para os participantes e consultorias em gestão e desenvolvimento de produtos, além de apoio para a precificação e comercialização dos materiais.

As peças nasceram de sobras de borracha de vedação de automóveis, originadas de uma indústria da cidade. Também tecidos de guarda-chuva, retalhos de persiana e câmaras de bicicleta compõem as matérias-primas utilizadas pelas artesãs. A coordenadora da associação Canoa, Edy Ferreira Ribeiro, conta que, no início, muitas pessoas não acreditavam que aqueles materiais poderiam se transformar em acessórios, como pulseiras, brincos e bolsas. “Hoje não me vejo trabalhando com outro produto, que não venha de reaproveitamento de resíduo”, reconhece Edy.

Além da sustentabilidade, o trabalho na associação é uma alternativa de complemento de renda para as participantes. “São pessoas aposentadas ou que não têm como ingressar no mercado de trabalho e que conseguem ter retorno com seu artesanato”, observa a coordenadora.

Com design diferenciado, que segue uma tendência contemporânea, e propostas que se renovam a cada coleção, as peças produzidas pela Canoa alcançam projeção para diversos Estados e também já foram enviadas para locais como Nova Iorque, Berlim e Paris. E o reconhecimento não é só para os produtos, mas para a visão da associação. Em novembro do ano passado, por exemplo, Edy representou o Brasil em um seminário ibero-americano de artesanato como alternativa para geração de emprego e renda, na Espanha.

Nos próximos dois meses, as artesãs da Canoa e a consultora de design estarão reunidas para preparar a próxima coleção. “Precisamos chamar a atenção pelo diferencial e pela inovação constante”, ensina Edy.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

11 de Dezembro de 2024

Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18

SAIBA MAIS

 

11 de Dezembro de 2024

Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: