Mais buscados: MeI credito Sei boas praticas consultoria
Da Redação
Nova Iorque – As percepções iniciais dos empresários gaúchos que compõem a comitiva organizada pelo SEBRAE/RS em parceria com a FCDL/RS e o Sindilojas Porto Alegre à 105ª Convenção Mundial do Varejo, organizada pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos (NRF), já são provocativas aos pequenos negócios. As primeiras palestras com grandes pesquisadores em comércio e serviços apontaram para uma maior especialização das micro e pequenas empresas. A missão gaúcha nos Estados Unidos acontece até o dia 22 de janeiro e o SEBRAE/RS coordena a agenda de visitações técnicas, aprendizado e interesses para os empreendedores do Estado.
De acordo com o gestor de projetos do SEBRAE/RS Fabiano Bassani Zortéa a ideia de especializar as vendas nas pequenas empresas parte da observação sobre o consumidor do entorno do negócio. “Ao reduzir ao máximo a variedade de mercadoria disponível, porém mantendo um mesmo segmento, a loja torna-se relevante para o perfil escolhido de compradores”, explica, citando que os palestrantes mencionaram a frase “reduzir para crescer” como uma diretriz aos proprietários dos pequenos varejos. “O mesmo pensamento vale para os prestadores de serviços”, completa ele.
A Convenção da NRF ocorre em Nova Iorque anualmente e está na sua 105ª edição. A temática de 2016 está fortemente ligada ao tema hospitalidade. “Quase que a totalidade da amostra de estudos e palestras que temos ao longo do evento trata de como os empresários do comércio e serviços devem se apropriar do conhecimento adquirido pelas redes hoteleiras no sentido de agradar seus clientes”, antecipa Zortéa. Já no primeiro dia, muito se falou sobre a importância de manter os negócios sob os olhares nas questões de higiene, sonorização, climatização, aromatização e conforto para os consumidores. “Vimos alguns empresários representantes de lojas altamente bem sucedidas em Nova Iorque, explicando as boas experiências que proporcionam para os compradores dentro de seus estabelecimentos”, resume o gestor do SEBRAE/RS.
Redes sociais não são diferenciais, são parte do negócio
Com mais de 30 mil visitantes cadastrados, a NRF 2016 também destacou, já no início, a participação das redes sociais nas estratégias de relacionamento entre varejo e consumidor. “Pesquisadores concordam que o uso das redes sociais e a conectividade que a tecnologia da informação oferece é algo irreversível. Manter uma rede ativa em nome do negócio faz parte do negócio”, conta Zortéa. A orientação é que cada empreendimento descubra qual a melhor rede para se adaptar, pois há algumas mais focadas em mensagens, outras em fotos, outras em textos, etc. “É melhor ter apenas uma das redes bem administrada, atualizada e interativa do que ter todas mal gerenciadas”, recomenda.
O grupo de empresários gaúchos chegou a Nova Iorque no dia 16 e retorna para o Rio Grande do Sul no dia 22 de janeiro. Há varejistas, incluindo prestadores de serviços, como arquitetos, e a maioria busca de informações e vivências sobre diversos temas como, merchandising, design de lojas, marketing, comércio eletrônico, atendimento, gestão financeira, recursos humanos, tecnologia da informação e outros. Na agenda da semana, o SEBRAE/RS fará visitas técnicas guiadas a alguns dos principais mercados e a lojas de grandes marcas e redes norte-americanas e até europeias instaladas na cidade.
Café com Lojistas
No sabado (16), o grupo gaúcho em Nova Iorque participou de edição especial do Café com Lojistas. Tradicionalmente realizado pelo Sindilojas em Porto Alegre, o evento aconteceu nos Estados Unidos de forma inédita e foi transmitido pela internet através do aplicativo Periscope. Clique aqui e saiba mais sobre o evento.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.