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De olho no futuro do varejo, Lee Peterson enaltece as oportunidades das lojas e marcas locais

Vice-presidente Executivo de Liderança de Pensamento da consultoria WD Partners abordou o tema “O que traz os consumidores de volta? A chave para vencer no varejo brasileiro” nesta quinta-feira (22/05).

atualizado em: 23/05/25

Da Redação

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Tempo. Para o vice-presidente Executivo de Liderança de Pensamento da consultoria WD Partners, o norte-americano Lee Peterson, esse é o principal conceito a ser entendido e mais bem explorado por aqueles que buscam qualificar a jornada de compras de seus consumidores em um mundo cada vez mais dominado pela velocidade de acesso a bens e serviços. Este foi apenas um dos muitos insights valiosos trazidos por aquele que é considerado uma das principais vozes do varejo no mundo, durante passagem pela 11ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), nesta quinta-feira (22/05), em Porto Alegre. 

 

Naquela que já era considerada a agenda mais aguardada do evento, realizado pelo Sindilojas Porto Alegre e Sebrae RS, Lee deu um show de entendimento prático do mundo dos negócios em sua palestra  “O que traz os consumidores de volta? A chave para vencer no varejo brasileiro”. Apesar de breve, sua vinda para Porto Alegre foi apenas uma demonstração sábia de quem entende que o tempo é crucial – no varejo e na vida. 

 

“A relação entre tempo e esforço é chave. Sempre vi IA e tecnologias como ‘brinquedos novos’, mas me pergunto por que não nos dedicamos a ações que podem ser feitas hoje, por todos que estão aqui, como ter uma loja física especial e pensada para o cliente?”, provocou. 

 

Embasado por números de uma pesquisa da própria WD Partners junto a três mil respondentes, Peterson destacou que 68% do público prefere realizar compras no formato online, alegando que as motivações para eles optarem por ir a uma loja física passaria por pelo menos três critérios: melhores vendedores, facilidade de encontrar itens e mercadorias novas. “Os vendedores são os maiores ativos de uma loja. Por que então não os qualificamos? Não os valorizamos? Não damos suporte às suas carreiras?”, perguntou. 

Por fim, o especialista teve tempo, ainda, para um olhar otimista ao varejo brasileiro, em sua grande maioria, formado por pequenos negócios locais: “Nossos estudos mostram que 43% das pessoas têm disposição de consumir de lojas locais e 57% querem marcas locais. Por que você iria competir com a Amazon, por exemplo? Você não pode. Então, foque em qualidade, não em velocidade. Apenas porque comprei algo rápido não significa que é melhor”, finalizou. 

 

Quem é Lee Peterson 

 

Com mais de 40 anos de experiência, Lee oferece insights inovadores sobre o varejo moderno, analisando tendências culturais, demografia do consumidor e comportamentos de compra em diversas indústrias. Durante a NRF deste ano, ele abordou o tema “Como as lojas competem em um mundo de super velocidade?” em uma das agendas mais concorridas do evento. 

Ao longo de sua carreira, o executivo natural de Chicago colaborou com clientes de renome global, como Samsung, Walmart, New Balance, Luxottica e CVS Pharmacy. Seu pensamento estratégico foi destacado em publicações de destaque, como The New York Times, The Washington Post, Fast Company e Forbes. Lee também apresentou suas descobertas em importantes eventos do setor, incluindo NRF, IRDC e RetailSpaces. 

 

A FBV 2025 conta com parceiros em diferentes categorias  

São patrocinadores: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – Patrocinador Diamante; Caixa Econômica Federal e Governo Federal – Patrocinador Ouro; Sicredi e Governo do RS – Patrocinadores Prata; Banrisul e Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) – Patrocinadores Bronze. 

Demais patrocinadores: Prefeitura de Gravataí, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul S.A, (BADESUL),  PagBank, Conselho Regional de Administração (CRA RS), Banco do Brasil. 

Apoio: Fecomércio RS, Core, TOTVS, Prefeitura de Santa Maria e Prefeitura de Porto Alegre.  

Media Partner: Grupo RBS. 

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