Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
A estratégia de preparar e viabilizar a participação das micro e pequenas empresas gaúchas para expor na maior feira supermercadista do mundo, ocorrida no início de maio, em São Paulo, resultou em boas surpresas para os projetos de alimentos e bebidas do Sebrae RS. As 16 marcas selecionadas para integrarem o estande coletivo da organização, em parceria com o governo do Estado, não apenas deram um passo à frente para se posicionar em novos mercados, como somaram uma expectativa de vendas de mais de R$ 11,4 milhões para os próximos meses.
O evento da Associação Paulista de Supermercados (Apas Show 2018) teve mais de 700 expositores e quase 80 mil visitantes que são compradores nacionais e internacionais de itens para o varejo supermercadista. Conforme o coordenador do segmento de alimentos e bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke, a ação que tinha o objetivo de impulsionar as vendas das pequenas empresas gaúchas teve resultado além das expectativas, também, porque os empreendedores estavam bem preparados para encarar os potenciais clientes. “No ano passado, tínhamos um trabalho bem focado em consultorias para estruturação comercial. Em 2018, estamos colhendo os frutos com o apoio para a ampliação de mercados”, comenta ele.
Todas as marcas que estiveram no estande coletivo da Apas Show 2018 participam ativamente de ações de algum projeto na área de alimentos e bebidas, como o Orgânicos RS, o Polo Cervejeiro e o Alimentos e Bebidas Premium. “Em resumo, são empreendimentos que trabalham com produtos de maior valor agregado, pois empregam conhecimento e investimentos para gerar processos eficientes aliados à ingredientes selecionados”, observa o gestor.
O que chamou a atenção de todos é que em ocasiões como feiras e exposições, geralmente, se conquistam contatos para futuras vendas. Mas, nesse ano, os empresários conseguiram realizar vendas no corredor do evento. “Foi muito interessante perceber que já tínhamos ali mesmo os compradores fazendo perguntas sobre os produtos e já querendo fazer pedidos”, lembra Lucas Grazziotin, da Cervejaria Farrapos, de Passo Fundo. Para ele, foi a primeira vez em um evento grande.
A mesma impressão tem Guilherme Carlin, da Cachaçaria Da Chica, de Porto Alegre. Diretor do pequeno negócio, ele argumenta que desde a formalização da empresa, em 2010, procurou no Sebrae RS as consultorias e capacitações para estruturar a ideia do empreendimento. “Abri o leque sobre os produtos, melhorei processos de parcerias e as vendas na Apas podem significar entrar bem no mercado de São Paulo”, comemora.
Klafke, do Sebrae RS, lembra, ainda, que microempresas participantes realizaram mais de 2.100 contatos com novos potenciais compradores de vários estados do Brasil e de países como Panamá, Argentina, Bolívia, EUA, China, Paraguai, Espanha, Casaquistão, Africa do Sul, Peru, Cuba, Rússia, Colômbia, Equador, Uruguai e Portugal.
Confira as microempresas que participaram da Apas Show 2018:
Flach Alimentos Naturais Bom Princípio
Batalha Azeites Pinheiro Machado
Dodani Orgânicos Porto Alegre
Doce Amor Porto Alegre
Uva Só Garibaldi
Ecobio Coronel Bicaco
Casa Bucco Bento Gonçalves
Cachaça da Chica Porto Alegre
Cachaçaria Weber Haus Ivoti
Alfajores Odara Porto Alegre
Santulana Caxias do Sul
Flow Bar Arroio do Meio
Al Capone Porto Alegre
Cervejaria Farrapos Passo Fundo
Cervejaria Heilige Santa Cruz do Sul
Javali Beer Pelotas
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.