Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Desafio Hackathon em busca de soluções na Mercopar

atualizado em: 06/10/16

Da Redação

COMPARTILHE

Estudantes terão que presentar propostas para resolver um dos grandes problemas que atinge a indústria na atualidade: a dificuldade em obter financiamento

Da Redação

Resultados serão apresentados nesta sexta-feira (Foto: Edu Rocha)

Caxias do Sul/RS – Troca de conhecimento, networking e a gratificante certeza de atuar em um contexto de inovação propondo solução de problemas. Movidos por esse conjunto de sensações, o projetista Guilherme Granzotto, 24 anos, e a vendedora Cristiane Helena Martinez, 31, decidiram aceitar o desafio de apresentar propostas para resolver um dos grandes problemas que atinge a indústria na atualidade: a dificuldade em obter financiamento coletivo. Eles integram uma das ações promovidas no Salão da Inovação na 25ª Mercopar, o Desafio Hackathon Serra.

Com apoio de várias entidades e empresas da região de Caxias do Sul, foi iniciada, antes da feira, uma pesquisa para que as indústrias apontassem os principais problemas que dificultam seu crescimento. “Esses dados foram cruzados e identificamos os dez problemas mais frequentes e, deste total, elegemos um. Este foi lançado em forma de desafio para que os participantes direcionassem a solução durante a feira”, explica a consultora do SEBRAE/RS Geraldine Fonseca, que coordena o Desafio Hackathon Serra. Desde o primeiro dia eles desenvolvem estratégias e buscam cases reais na própria Mercopar. “Muitas empresas não conseguem financiamento porque exigem delas proporções que ainda não alcançam. O financiamento coletivo pode ser o caminho para amenizar essa realidade”, diz Geraldine.

De acordo com Granzotto, a dificuldade em obter financiamento é algo que existe para a maioria das empresas. “Em maior ou menor grau, mas existe”, afirma o projetista. Essa conclusão foi possível com a saída “a campo” entre os expositores da Mercopar. Junto com Cristiane, ele entrevistou empresários, ouviu o relato de suas dificuldades e, na tarde de quinta-feira (06), os dois trabalhavam na criação de uma proposta. “Fez parte do desafio apresentar possibilidades aos entrevistados, para sentir se a solução que eles estudam é realmente viável”, comenta Geraldine.

Cristiane avalia a proposta da Mercopar como excelente porque possibilita crescimento, de todos os ângulos: de quem pesquisa e identifica problemas e dos empresários que apresentam o cenário podendo se beneficiar a curto ou longo prazo da inovação. A proposta de solução deve ser apresentada nesta sexta-feira, 7 e outubro, último dia da Mercopar.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações sobre a Mercopar podem ser obtidas no site www.mercopar.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

04 de Julho de 2024

Mentorias Solidárias buscam superar pessimismo dos empresários do RS com cenário para os próximos meses

SAIBA MAIS

 

03 de Julho de 2024

Dirigentes de escolas de Barão do Cotegipe recebem formação em Educação Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: