
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
O município de Sapiranga está disposto a reforçar seu perfil empreendedor e, para tanto, avança na desburocratização dos processos a fim de tornar o ambiente de negócios ainda mais atrativo para os empreendedores. Uma das etapas mais importantes para simplificação dos trâmites de abertura, alteração ou baixa de empresas é a integração dos órgãos municipais. Com o apoio da consultoria do programa Cidade Empreendedora por meio do eixo Desburocratização, as secretarias da Fazenda, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Agricultura e o serviço de vigilância sanitária elaboraram as tabelas de classificação das atividades econômicas de baixo, médio e alto risco em adesão à Lei de Liberdade Econômica.
De acordo com a consultora do Sebrae RS, Jacqueline Viegas, 97 atividades já foram consideradas de baixo risco em Sapiranga e estarão dispensadas de alvará e licença prévia para funcionamento, o que estimula a abertura de novos negócios e a formalização dos empreendedores. As tabelas atualizadas de grau de risco da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) foram aprovadas pelo Ministério da Economia e o município encaminhou para a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do RS (JucisRS) para serem juntadas à base nacional do sistema integrador.
Assim, cada secretaria terá a relação das atividades de alto, médio e baixo risco e, quando o usuário entrar com o processo de abertura de empresa, já terá a informação da classificação de risco do seu negócio, imediatamente após realizar o registro na Junta Comercial. Com essa fase concluída, será feita a capacitação dos servidores pela consultora do Sebrae RS para treinamento sobre o uso do novo sistema.
“A integração entre as secretarias é de suma importância”, enfatiza o secretário municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della Santos. “Todas as secretarias que convergem precisam estar conversando para que o ambiente de trabalho fique muito melhor, muito mais ágil, pois ganhamos muito tempo com essa sincronização e todos os entes municipais trabalhando em função de acelerar os processos. Com isso, teremos um ambiente de trabalho, de investimento para o empreendedor muito melhor”, destaca.
Tudo Fácil Empresas
Participante da Rede Simples desde 2016, Sapiranga, com a consultoria do programa Cidade Empreendedora, prepara-se para o ingresso no Tudo Fácil Empresas. O município foi um dos 20 escolhidos para estar na plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado e coordenada pelo DescomplicaRS, JucisRS e Sebrae RS. Trata-se de um avanço na desburocratização e que torna ainda mais simples a abertura e regularização de empresas com atividades de baixo risco, de forma gratuita, totalmente automática, ágil, fácil e sem burocracia.
“Com certeza, a cada dia que passa, estamos melhorando os processos e, agora, também estamos entrando no Tudo Fácil Empresas. Estamos trabalhando para fazer a implantação no município e acredito que nos próximos 60 dias já devemos estar com esse modelo novo. Temos ótimos números de desempenho no que se refere ao atendimento ao empreendedor, às boas práticas e a cada dia conquistamos um pouco mais de excelência no que se refere a isso”, complementa o secretário.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.