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Da Redação
Se para a maioria das pessoas a culinária tradicional gaúcha se resume ao churrasco, o Capincho, em Porto Alegre, é um bom exemplo de como ir além. Oferecendo uma vasta variedade de produtos em seu cardápio com ingredientes sulistas, enaltecendo aspectos culturais e gastronômicos do RS, SC e PR, além dos vizinhos Argentina e Uruguai, o restaurante está entre os destaques da programação do Connection Experience e ilustra de forma concreta uma das bandeiras do evento: a valorização dos aspectos regionais como diferencial competitivo.
Valorizar o que vem desta terra!
Localizado no Moinhos de Vento, o Capincho revisita as receitas e os ingredientes locais a partir do olhar do chef Marcelo Shambeck, que propõe uma cozinha gaúcha contemporânea, cosmopolita, fugindo do estereótipo do gaúcho churrasqueiro. “Sempre que falamos na culinária do Estado, o churrasco e o galeto são os primeiros pratos que vêm à mente das pessoas. Porém, temos diversas opções e a ideia é justamente mostrar isso ao consumidor”, comenta.
Schambeck afirma que a valorização dos ingredientes regionais é um movimento gastronômico internacional cada vez mais presente nas cozinhas. “A culinária francesa, por exemplo, é reconhecida mundialmente porque é muito valorizada internamente. Nos últimos 10 anos, o Brasil passa por essa transformação que é cozinhar o que temos aqui. Se valorizarmos os produtos locais, certamente seremos mais reconhecidos”, exemplifica.
Dar valor àquilo que é plantado e colhido em uma região específica é uma tendência não apenas entre os profissionais do setor gastronômico. Segundo o coordenador de Alimentos & Bebidas do Sebrae RS, Roger Scherer Klafke, tal movimento atinge também os consumidores. “Cada vez mais os consumidores estão valorizando os produtos regionais/locais, querendo conhecer coisas novas e produtos de pequenos produtores”, assegura. Klafke afirma que os profissionais da gastronomia são fundamentais nesse processo, pois são quem vão tratar desses insumos da melhor forma possível e vão apresentar aos clientes nos cardápios dos restaurantes e usa Schambek e seu empreendimento como exemplo desse movimento. “O Capincho valoriza bastante esses insumos regionais e o saber fazer local, com produtos artesanais e criatividade na elaboração dos pratos. É um modelo a ser seguido”, afirma.
Movimento impacta em outros setores
Do plantio à mesa de pessoas que vêm de longe. A valorização dos produtos locais gera impacto também no turismo. Afinal, quem não reconhece a Serra Gaúcha pelos seus bons vinhos, chocolates, galeterias e trattorias? Ou a cidade de Pelotas e seus reconhecidos doces? Mais que isso, quem não busca essas regiões para, além de conhecer, saborear as delícias destas regiões?
De acordo com a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim, o chamado Turismo de Experiência tem ganhado a preferência dos consumidores. “Há um grande movimento de busca por viagens que vão além dos pontos turísticos. As pessoas têm buscado locais não apenas para visitação, mas que tenham uma boa experiência gastronômica, espaços de lazer, conforto e comodidade. Logo, é importante unir a cadeira do turismo à gastronomia, para que os setores sejam complementares e ofereçam a experiência mais completa possível ao visitante”, comenta.
Sobre o Connection Experience
Promovido pelo Sebrae RS, em parceria com a Rossi e Zorzanello, a 6ª edição do Connection Experience acontece de 17 a 21 de maio, em Gramado, na Serra Gaúcha. As atividades acontecem na Rua Coberta (Rua Madre Verônica), Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2697) e Recreio Gramadense (R. Garibaldi, 328). Os interessados podem realizar inscrições no site https://www.connectionexperience.com.br/.
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