Mais buscados: mei crEdito Sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Caxias do Sul/RS – A inovação foi o destaque na fala das autoridades que participaram da cerimônia de abertura da 28ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial. Realizada pelo Sebrae RS e FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), em seu primeiro dia, na terça-feira (01), a feira contou com a presença do presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry, do secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, representando o governador Eduardo Leite, do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, do presidente da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), Odir Dellagostini, entre outros presentes.
O presidente Gilberto Petry ressaltou que conhece a feira há muito tempo. “Sou testemunha dos resultados dessa iniciativa que começou há 28 anos, ainda quando o mundo era analógico. Hoje, tenho a oportunidade de abrir a Mercopar na dupla condição de presidente do Conselho do Sebrae e de presidente da FIERGS. Na verdade, essa edição marca um novo ciclo da Mercopar, agora já no mundo digital que vivemos neste século 21”, ressaltou Petry. Conforme ele, a dinâmica das empresas passou a exigir novas formas de pensar, conceber e modelar produtos e seus processos. “Hoje, também é um dia marcante, pois iremos lançar importantes iniciativas direcionadas para a indústria gaúcha. Serão disponibilizados recursos e apoio técnico para 32 projetos, numa parceria do SESI, SENAI, IEL, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e Sebrae RS”, afirmou ele.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, disse que este evento não acontece em Caxias do Sul por acaso. “Essa feira nasceu com subcontratação e agora é um espaço de inovação. A cidade construiu essa feira e hoje, com 28 anos, ela é um exemplo a ser seguido no Brasil. O país fez a escolha de estar dentre os países desenvolvidos. O mês de agosto foi o melhor mês em cinco anos para o emprego”, observou Quick.
O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, destacou o acréscimo de 63% no número de expositores, o que deve aumentar ainda mais nos próximos anos. “Caxias já está com a garantia de R$ 200 milhões para a construção do novo aeroporto. Desejo uma feira de muito sucesso e muita prosperidade para todos”, disse Guerra.
Para o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, o Estado colocou a inovação como o centro da sua economia. “Essa região está mostrando que sim, podemos dar mais um passo. O Rio Grande do Sul é um estado empreendedor e dá o exemplo através da pujança que é a Mercopar. Este é um ambiente propício para muita interação”, acrescenta.
Numa área ocupada de 15.500 m², marcam presença na feira 315 empresas do Rio Grande do Sul, Santa Cataria, Paraná, São Paulo e da Alemanha, focadas nos setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços industriais, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, Tecnologia da Informação (TI) e startups. A 28ª Mercopar tem o patrocínio da Marcopolo, Porto de Rio Grande, Randon e Sicredi Pioneira. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site www.mercopar.com.br.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.