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Dia das Mães: especialista dá dicas práticas para bares e restaurantes otimizarem os negócios

Coordenador da área de A&B do Sebrae RS, Roger Klafke, aponta sete estratégias simples para empreendedores gaúchos

atualizado em: 02/05/22

Da Redação

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Uma das datas mais aguardadas pelo varejo no calendário nacional, o Dia das Mães, é também sinônimo de confraternização à mesa. Depois de dois anos de importantes restrições sociais, o domingo, 8 de maio de 2022, tem tudo para ser um dia de muito movimento em bares e restaurantes no País. Do ponto de vista estratégico, é o cenário perfeito para atrair consumidores, aumentar o faturamento e marcar o coração dos clientes.

Pensando nisso, o coordenador da área de A&B do Sebrae RS, Roger Scherer Klafke, aponta sete dicas práticas para empreendedores gaúchos otimizarem as oportunidades na ocasião. “Ações de divulgação devem fazer parte da rotina dos restaurantes. Da mesma forma que o preparo dos pratos tem processos na cozinha, promover a empresa de maneira sistemática é tão importante quanto produzir refeições deliciosas”, explica. 

– ATRAIA PARA A LOJA: Oferecer novas experiências presenciais como um cardápio temático para a data é essencial. A decoração do ambiente, a estrutura e os serviços (reserva, organização das mesas, estacionamento, área kids, espera etc.) são detalhes para melhor acolher os convidados, gerar atratividade e garantir segurança. Desta forma incentivamos os clientes a se deslocarem até o estabelecimento para curtir a experiência completa

– USE O DIA TODO: A data pode ser uma oportunidade para testes. Criar ofertas especiais para os principais momentos de refeições do dia, atrai consumidores com hábitos alimentares ou preferências em diferentes períodos. Cada consumidor tem seus desejos e limitações então, pensar em cardápios e experiências variadas para o café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar, ajuda a diluir o fluxo de pessoas e a aproveitar a capacidade do local, atendendo diferentes tipos de clientes.

– AS MÃES MERECEM A SEMANA! Pense na viabilidade de ofertar uma programação repleta de atrações para a “semana das mães”. Assim é possível estender o período festivo, incentivar o reconhecimento que as mães merecem e, por tabela, aumentar o consumo e a atração de público.

– ENTREGA NO DOMICÍLIO: E para os clientes que preferem reunir a família em casa e receber tudo pronto? É possível conciliar o movimento intenso do atendimento presencial com o delivery? Desenvolver produtos atrativos, adequados às embalagens e ao transporte nas entregas é o desafio para quem pretende aproveitar a data para vender mais. Se optar por incentivar o delivery, planeje a divulgação, organize a equipe da cozinha e da logística para atender as expectativas dos clientes.

– VENDAS ADICIONAIS: Um restaurante não se limita apenas a servir comida. Na “semana das mães” a missão é ajudar consumidores a presentearem as mães. Ofereça cestas com vinhos, sucos, espumantes, geleias, azeites, queijos e similares (opte por produtos de pequenas empresas gaúchas!). Além das cestas, uma ótima ideia para as mães que gostam de cozinhar é a caixa surpresa de receitas que oferece os insumos necessários para preparar pratos deliciosos. O voucher (vale-presente para ser utilizado no restaurante em outras datas) segue como uma bela opção de presente para quem não pode ou não quer ir ao local na data comemorativa.

– PRODUTOS INCLUSIVOS: Como a data é especial que tal trabalhar com algumas exceções? Se ainda não é uma prática de rotina, oferecer produtos inclusivos como os sem glúten, sem lactose, veganos, vegetarianos e alternativas que atendam consumidores com necessidades específicas, pode ser uma saída para atrair novos consumidores e testar novidades.

– SUA MARCA NA CASA DO CLIENTE: Se você tem clientes fiéis, fãs e consumidores apaixonados pela sua empresa, por que não aproveitar essa paixão? Vá além dos produtos gastronômicos e ofereça aventais, camisetas, panos de prato, louças e pequenos utensílios estampados com a sua marca, que podem decorar as casas e manter o cliente diariamente conectado com o seu negócio.

 

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