Mais buscados: MEi crEdito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
A diretora de economia da Fecomércio/RS e consultora do Sebrae RS, Patrícia Palermo, esteve em Farroupilha no dia 20 de agosto para apresentar ao Executivo Municipal o diagnóstico econômico do município, desenvolvido em 2020 no âmbito do Programa Cidade Empreendedora. Conforme Patrícia, os números são muito positivos, com projeções de avanço em vários setores. “Nesse contexto de baixo crescimento econômico no qual se vive há muito tempo no Brasil é importante estimular um ambiente mais leve para o empreendedor, facilitar a sua vida. Com ações pró-empreendedorismo que motivem a atividade econômica, é possível criar algumas ilhas de prosperidade e de crescimento. E a gente está enxergando isso aqui em Farroupilha, que está construindo uma estrada que leva a um futuro bem melhor”, destacou Patrícia.
Do ponto de vista econômico, Farroupilha se destaca pela matriz produtiva bastante diversificada, com alto grau de empregabilidade formal e com a presença de grandes empresas de relevância no mercado nacional e internacional. A cidade já é referência no cenário gaúcho pela agilidade na abertura de novos negócios, com destaque para o papel relevante da sua Sala do Empreendedor. E, de acordo com o estudo, tem grande potencial para estimular ainda mais o crescimento das micro e pequenas empresas, especialmente por meio das compras públicas, cuja absorção local por MPEs apresenta potencial de expansão.
O prefeito Fabiano Feltrin afirma que o município está no caminho certo. “Trabalhar com dados concretos nos possibilitam ser mais precisos e focados nas prioridades, além de mantermos os projetos estruturantes que colocam Farroupilha na vanguarda, como uma referência em gestão”, avalia.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Regina Célia Ducati, os números apresentados pelo Sebrae RS, por meio do diagnóstico do município, certificam que Farroupilha é uma cidade pujante e empreendedora. “Temos uma matriz produtiva diversificada, geradora de índices de empregabilidade consideráveis, bem como um propício ambiente de negócios. Conseguimos aqui ser referência no cenário gaúcho. O diagnóstico nos motivou a avançar ainda mais em busca da excelência”, ressalta Regina.
O trabalho de diagnóstico econômico desenvolvido pelo Sebrae RS tem por objetivo contribuir com o gestor público no desenvolvimento de políticas capazes de promover crescimento econômico local por meio do aproveitamento de oportunidades potenciais e da identificação de eventuais fatores de risco. É dividido em sete áreas: Perfil Demográfico, Perfil Social, Perfil Econômico, Mercado de Trabalho, Empresas, Infraestrutura e Contas Públicas. A análise apoia-se fundamentalmente no “Perfil das Cidades Gaúchas”, também desenvolvido pelo Sebrae RS, que conta com um vasto levantamento de dados de inúmeras fontes primárias e secundárias
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.