Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Diagnóstico mostra potencial de crescimento de Estância Velha

O levantamento foi realizado pela economista Patrícia Palermo dentro das ações do Cidade Empreendedora

atualizado em: 29/06/21

Da Redação

COMPARTILHE

Estância Velha aderiu ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS em abril deste ano e como ponto de partida para implementação dos quatro eixos centrais do programa – preparação dos gestores, a busca pela desburocratização dos procedimentos, a formação de jovens empreendedores e a melhora do sistema de compras públicas – foi realizado o Diagnóstico Municipal, que também servirá de base para adoção de políticas de desenvolvimento e de incentivo ao empreendedorismo. O trabalho elaborado pela economista Patrícia Palermo apontou vários aspectos favoráveis ao crescimento de Estância Velha entre os quais população em expansão, perfil demográfico favorável, bom nível de emprego formal, assimilação do jovem no mercado de trabalho, potencial de consumo relevante e o fato de ser um município pró-empreendedor.

 

“Fomos surpreendidos positivamente em vários aspectos, pois nossa cidade demonstrou nos números aferidos pela competente economista Patrícia Palermo grande possibilidade de crescimento, bem como possuímos uma população economicamente ativa em grande número. Somos uma cidade com jovens, com muita mão-de-obra ativa, estamos em uma localização privilegiada e temos público para absorver mais negócios e comércios na cidade. Portanto, somos um município bastante atrativo”, destacou o prefeito Diego Francisco.

 

O Diagnóstico Municipal mostrou, por exemplo, que em Estância Velha a população adulta jovem representa 32,4% e que o número de adultos cresceu 49% de 2000 a 2019, bem acima da média estadual que foi de 15,4% no período. No seu trabalho, Patricia Palermo salientou que uma população grande de adultos tem impacto positivo sobre a capacidade produtiva do município, o potencial de consumo e a atratividade de novos negócios.

 

Desafios

 

No entanto, no período de 2000 a 2018, o crescimento do PIB municipal – de R$ 1,46 bilhão – que foi de 64,3% ficou abaixo da média estadual de 89,6% devido principalmente à elevada participação da indústria na economia local ficando mais sensível às dificuldades enfrentadas pelo setor coureiro-calçadista. Mas o potencial de consumo do município é considerado bastante atrativo. As classes A e B respondem por quase 30% dos domicílios e mais da metade do potencial de consumo, ficando em 42º lugar no Estado. O desafio é fazer com que o comércio e os serviços locais absorvam ainda mais esse potencial de consumo. Para dar mais dinamismo à economia do município, uma das alternativas é incentivar o ambiente empreendedor, como afirmou o Gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae RS, Marco Aurélio Copetti. “Há o entendimento de que a gestão pública tem que se alinhar com a iniciativa privada para gerar vetores estratégicos que sustentem novos negócios”, complementou.

 

De acordo com o Diagnóstico Municipal, a empregabilidade em Estância Velha está bastante vinculada a um setor específico, o que aumenta a vulnerabilidade do município a crises setoriais, mas essa dependência é menor do que em outras localidades da região. Mas buscar maior diversidade não deve ser concorrente ao apoio ao setor. O trabalho aponta ainda que as compras públicas municipais podem funcionar como um bom instrumento de dinamização da economia local desde que apoiadas em pilares de eficiência e melhoria continuada.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa voltada para engajar gestores e servidores na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo principal a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

30 de Julho de 2021

Sebrae RS valoriza potencial de professores através do Programa Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

 

30 de Julho de 2021

Canela inicia agosto com cronograma para qualificação de servidores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 02/07/2021 17:14

Projeto Comprador aproxima fornecedores e grandes players da indústria na Mercopar 2021

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em:

Nosso sistema de envio de senhas por e-mail está em manutenção, mas você pode usar o Chatbot, que fica localizado no canto direito da página, para fazer uma senha temporária