Mais buscados: Mei credito SEI boas Praticas Consultoria
Da Redação
Setembro foi um divisor de águas no que diz respeito ao empreendedorismo local em Canela com a apresentação do Diagnóstico Municipal. O estudo oferecido pelo Sebrae RS conta com uma robusta e completa análise dos indicadores e dados da cidade dividida em sete áreas – perfil demográfico, social, econômico, mercado de trabalho, empresas, infraestrutura e contas públicas. O trabalho integra as ações do Programa Cidade Empreendedora e tem por objetivo contribuir com o gestor público no desenvolvimento de políticas públicas capazes de promoverem crescimento econômico local por meio do aproveitamento de oportunidades potenciais e a identificação de eventuais fatores de risco.
No último dia 10 de setembro, o diagnóstico foi formalmente apresentado ao prefeito Constantino Orsolin e demais secretários municipais em um evento online conduzido pela consultora economista-chefe da Fecomércio RS, Patrícia Palermo, que, na oportunidade, contou ainda com a participação da também economista Giovana Menegotto. ‘‘Este estudo é praticamente uma pedra fundamental que irá sustentar a tomada de decisões para o futuro. Estamos muito satisfeitos e otimistas’’, relata o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico do município, Luciano Melo.
Segundo a gestora de políticas públicas do Sebrae RS, Clara Salgado, o constante trabalho de mapeamento e melhorias promovido pelo Sebrae RS permite a identificação de oportunidades e soluções que vão ao encontro de necessidades regionais específicas. O objetivo final é consolidar Canela como município de vocação empreendedora.
Sobre o Cidade Empreendedora
Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes. Em Canela a iniciativa inclui ainda o eixo personalizado de Inovação, o qual possui foco voltado para a consultoria e capacitação para potencializar o ecossistema de Inovação de Canela.
O programa é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. Seu objetivo é a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.