Mais buscados: MeI Credito SEI BOAS Praticas consultoria
Da Redação
Pelotas – Não bastasse a doçura no paladar que encanta consumidores de todos os cantos, algumas micro e pequenas empresas de Pelotas, agora, também podem promover suas qualidades com comprovação oficial. Por meio de capacitações junto ao SEBRAE RS, por participarem do Projeto Pelotas Turismo Cultural, oito empreendimentos acabam de conquistar a certificação chamada de Identificação Geográfica do Doce de Pelotas (IG). São considerados 14 tipos específicos de doces comprovadamente com receitas originais.
Na visão da gestora do projeto na Regional Sul do SEBRAE RS Jussara Cruz Argoud o que ocorre a partir da IG é uma valorização da produção. “As empresas que se qualificam e agregam processos adequados conseguem um reconhecimento mais amplo. Naturalmente, abrem caminhos no mercado e, por consequência, têm aumento de demanda. Isto é, criam oportunidades para crescer”, comenta.
Desde o dia 31 de maio, a cidade de Pelotas vive seu momento de maior visibilidade em relação à produção de doces, que é a realização da Feira Nacional do Doce (Fenadoce). Até o dia 18 de junho, milhares de pessoas devem visitar o evento e comprovar como são cada vez mais interessantes e deliciosas as produções das empresas da cidade.
Na quarta-feira, dia 14/06, a coordenadora nacional das Indicações Geográficas do SEBRAE Nacional, Hulda Oliveira Giesbrecht, fez uma apresentação especial, às 15h, para empreendedores no Encontro com Doceiras de Pelotas. Estiveram reunidos na Fenadoce as entidades parceiras, como CDL, Senai, Senac, Sesc, Embrapa, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas (Sdet), Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas (Secult), Associação de Doceiras de Pelotas, Prefeitura Municipal de Pelotas, UFPel (Gastronomia e Turismo, Hotelaria) e UCPel. No início da noite houve a entrega da Certificação de Doces do SEBRAE RS na Fenadoce.
A certificação Identidade Geográfica é como um selo de origem nos mesmos moldes em que ocorre com a champagne francesa e os charutos cubanos, por exemplo. O Polo de Doces de Pelotas, conduzido pelo SEBRAE RS desde 2006, hoje denominado Associação de Produtores de Doces Pelotas, tem o objetivo de fortalecer o setor, proteger o legado das receitas de doces tradicionais e estimular a inovação e o desenvolvimento das empresas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.