
Mais buscados: MEI CREDITO SEI BOAS Praticas Consultoria

Da Redação
Pelotas – Desde terça-feira, 25 de setembro, passear pelo Centro de Pelotas pode ser um programa ainda mais gostoso. É que a Doçaria Mona Lu inaugurou uma filial na Rua General Osório, 1352, que contempla também um café. A proposta teve seu projeto elaborado com apoio do Sebraetec, por meio do projeto Pelotas Turismo Cultural, iniciativa do Sebrae RS, que orienta empresários a tirarem do papel planos de expansão e aprimoramento tecnológico.

Projeto ganhou vida com a ajuda do Sebraetec.
De acordo com a sócia Luciana Silveira da Silva, a intenção de abrir uma segunda loja que não fosse apenas um ponto comercial já existia há algum tempo, porém, era preciso calcular melhor as ideias que viabilizassem a estrutura para serviço de café e atendimento. “Diferente de apenas uma loja, onde as pessoas vão para comprar e levar para a casa – que era a nossa experiência –, no café é preciso estar organizado para servir bem, com qualidade, padrão e preços competitivos”, exemplifica a empresária.
Com a ajuda de um profissional de arquitetura e as consultorias do Sebrae RS, a Doçaria Mona Lu investiu ao todo R$ 50 mil em apenas quatro meses da data em que encontrou o imóvel para o café. “Foi bastante rápida a execução do projeto e, a partir da abertura dessa unidade, temos a expectativa de crescer mais. A fábrica, hoje, produz cerca de 60 mil doces ao mês”, diz Luciana. Com 12 anos de atuação, o pequeno negócio possui estrutura completa na fábrica e emprega 25 pessoas. “A partir de agora, os consumidores podem provar os doces no local e, também, levar para a casa, principalmente as tortas em fatias ou inteiras”, almeja a empreendedora.
Para a gestora de projetos de Turismo no Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud, o avanço de uma pequena empresa como a Mona Lu é exemplar para compreender como se dão as práticas de gestão quando aplicadas com seriedade. “A disposição em empreender é uma característica importante, mas a rotina de buscar informação técnica e especializada, adquirir conhecimento e aplicar nos negócios nunca pode ser deixada de lado”, comenta a gestora. Participar de iniciativas como as que o Sebrae RS oferece é, portanto, um bom começo para a segurança de quem planeja desenvolvimento.

Mais variedade sem perder qualidade
E foi assim que foram inseridas no cardápio da loja nova opções de salgados e outros doces além dos 14 tipos consagrados pelo Selo de Identificação de Origem. “Como presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, preciso incentivar que o nosso produto seja apreciado pela qualidade e pela tradição. Ajudei na conquista da certificação para as fábricas que seguem as receitas originais, e tenho muito orgulho em vender esse conjunto de valor. Porém, ainda criamos diferenciais em variedade”, comenta a empresária.
A disponibilidade de internet wifi e o horário que inicia às 9h e vai até às 19h são questões que estão por trás do otimismo da Doçaria Mona Lu. “O bairro possui prédios residenciais e comerciais. A loja está pronta para abrigar àqueles que desejam estar em local público e com conforto e ainda gostam de saborear novidades”, reforça a empreendedora.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.