Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Polo de relevantes setores da economia gaúcha, Santa Cruz do Sul dará um passo importante neste mês com o lançamento do Ecossistema Local de Inovação (ELI) do município. Coordenado pelo Sebrae RS e articulado com múltiplos parceiros regionais, o programa iniciado ainda em 2020, é uma metodologia que reúne informações de um extenso mapeamento do capital humano, econômico e educacional da cidade que identificam segmentos específicos e prioritários para alocação de recursos e para a execução de ações de desenvolvimento de caráter inovador. A iniciativa será apresentada na próxima quinta-feira, 17/03, às 17h, no Auditório do Prédio 19 da UNISC – TecnoUnisc (Av. Independência 2293).
A metodologia desenvolvida em nível nacional pelo Sebrae, tem como objetivo estimular o empreendedorismo, gerar novos empreendimentos intensivos em conhecimento e desenvolver e consolidar empresas inovadoras priorizando setores produtivos, tecnológicos e estratégicos de diferentes cidades e regiões a partir de um mapeamento que identifique as potencialidades específicas e respeite a vocação e matriz econômica local. A partir destes levantamentos foram definidas as principais ações a serem desenvolvidas, entre elas, a prioritária sendo o fortalecimento da governança do ELI.
Em Santa Cruz do Sul, o trabalho realizado com a participação de um grupo de lideranças e que contou com a mentoria da Fundação CERTI, de Florianópolis/SC, identificou quatro grandes eixos alavancadores de inovação: Cadeia do Agronegócio, Mecânica e Automação, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e Saúde. Além disso, o mapeamento aponta o estágio de maturidade das seis vertentes que são macro áreas que contribuem com o fortalecimento do ELI: Ambiente de Inovação, Programas e Ações, ICTI, Políticas Públicas, Capital e Governança, nota-se que na medida que se tenha ações integradas entre as vertentes, aumenta a possibilidade de se criar um maior volume de empreendimentos consolidados e competitivos.
Segundo a gerente regional do Sebrae RS, Liane Klein, além de informações quantitativas, aspectos qualitativos também fazem parte da metodologia do ELI. Ao menos 30 lideranças locais foram entrevistadas, entre representantes de empresas, meio acadêmico, sociedade civil e Poder Público. “O mapeamento demonstrou que SCS está em um estágio de estruturação de seu ecossistema de inovação, possibilitando planejar ações que venham maximizar resultados e se reduza o tempo de consolidação de empresas inovadoras e consequentemente impulsionem a economia do município”, explica.
Segundo a professora da UNISC Andréia Valim, e representante de Instituição de Ciência e Tecnologia do município, “identificar oportunidades e fortalezas para o desenvolvimento econômico por meio de inovação, é fundamental para preparar Santa Cruz do Sul para a nova economia e isto só será possível por meio da integração e da colaboração das ICT, das empresas, do poder público e da sociedade”.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.