
Mais buscados: Mei CREDITO Sei BOAS PRATICAS consultoria

Da Redação
Na busca pelo protagonismo dos estudantes através de uma educação humana integral, Rio Grande traçou uma série de atividades que serão desenvolvidas nas escolas municipais em 2022. A ação é parte do eixo Educação Empreendedora do programa Cidade Empreendedora, parceria do Sebrae RS com o poder público. O começo do ano letivo foi marcado por uma palestra para professores e gestores escolares. Já no dia 10 de março, será a vez dos alunos começarem a ter contato com as metodologias inclusivas em uma atividade que reunirá 1.500 estudantes do Ensino Fundamental.
A aula inaugural do ano letivo de 2022, realizada no dia 23 de fevereiro na Sociedade Amigos do Cassino (SAC), contou com a presença do professor Bruno Bittencourt, consultor do Sebrae RS, que ministrou a palestra “Educação e Inovação: As possibilidades e Desafios da Educação Empreendedora”.
“Foi uma oportunidade de desmistificar a educação empreendedora e mostrar o quanto podemos inovar na educação de uma forma que não necessariamente precisa estar vinculada à tecnologia. É uma inovação que precisa fazer sentido para o processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos. A ideia da educação empreendedora é trazer processos pedagógicos que coloquem o aluno como protagonista para resolver problemas do dia a dia. Na palestra, exploramos alguns desses conceitos e trouxemos exemplos de práticas e caminhos que podem ser assumidos pelos professores em sala de aula”, explica Bruno, que considerou a troca de experiências muito interessante.
Ao longo do ano, mais ações serão desenvolvidas com professores, por meio de capacitações, e também com os alunos, especialmente os do 9º ano. O objetivo é o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes por meio de aprendizagem criativa e uso de tecnologias digitais. Entre as atividades previstas destinadas aos docentes, que depois serão aplicadas em aula, estão a realização de oficinas e workshops com os temas “professor empreendedor”, “desenvolvimento de competências socioemocionais”, “argumentação e pensamento crítico”, “emoções e empatia”, protagonismo, ética e colaboração”, “educação financeira”, “culturas locais e do mundo”, entre outros. Além disso, haverá uma capacitação de gestão escolar, destinada aos diretores de escolas.

Siga o SEBRAE RS
Notícias
05 de Dezembro de 2025Sebrae RS consolida protagonismo no ecossistema de inovação e impacta mais de 2 mil pessoas em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.