Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crEdito sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Educação Empreendedora mobiliza comunidade escolar de Alegrete

Entre setembro e outubro, 360 professores participam de 12 oficinas de capacitação

atualizado em: 17/10/22

Da Redação

COMPARTILHE

Os últimos dois meses têm mobilizado Alegrete em torno da Educação Empreendedora. O eixo integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, e está em fase de finalização no município.  Em setembro e outubro, o tema ganhou destaque na comunidade escolar, com a realização de 12 oficinas para 360 professores da rede municipal de ensino. As capacitações nos temas  Emoções e Empatia, Argumentação e Pensamento Crítico, Culturas Locais e do Mundo e Educação Financeira seguem até o próximo dia 21, data prevista para  encerramento do eixo na cidade.  

De acordo com a consultora do Sebrae RS, Gisele Brum, as atividades coroam dois anos de trabalho nos quais os professores do município desenvolveram diversas competências, conectando conhecimentos teóricos e práticos para enriquecer suas práticas em sala de aula. “Por meio de nove oficinas foram oportunizados diferentes recursos metodológicos para desenvolver os processos de ensino e aprendizagem. Toda a metodologia é sustentada pela pedagogia da Sabedoria e do Carinho, de Peréz Goméz, que valoriza a autonomia com cooperação e confiança, as diferenças, as interações e a aprendizagem em grupo, para que cada um chegue ao máximo de suas possibilidades”, afirma Gisele. 

Ela destaca ainda que, neste período, professores e estudantes foram desafiados a compartilhar e trocar conhecimentos. “Os encontros foram conduzidos de maneira criativa, sensível e colaborativa, inspirando a todos através da Educação Empreendedora”, aponta. Os professores puderam vivenciar na prática as ferramentas e metodologias que serão utilizadas durante diversos momentos, nos próximos anos letivos,  para enriquecer o ensino nas turmas do Ensino Fundamental I e II.  

Sobre o eixo Educação Empreendedora  

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo.  O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

Sobre o Cidade Empreendedora 
 
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Julho de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul impulsiona economia local através de melhorias em compras públicas

SAIBA MAIS

 

11 de Julho de 2024

Queijarias gaúchas conquistam Selo Arte e o direito de comercializar seus produtos em todo o país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 12/07/2024 13:00

Retomada dos pequenos e médios negócios de varejo é tema de podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 11/07/2024 15:00

Organização das finanças para pequenos negócios é tema de podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: