Mais buscados: mei crEdito sei BOAS PRATICAS Consultoria
Da Redação
“A educação empreendedora e financeira são temáticas com vastas habilidades a serem desenvolvidas e, neste contexto, o aluno se torna autor da sua história, como cidadão capaz de refletir sobre seus comportamentos em relação a gastos, economias, sonhos a serem conquistados, consumo consciente e responsável por um futuro mais sustentável”. A frase da professora de Matemática do 6° ao 9° ano da Escola Ernesto Dornelles, em Canela, Fabiana Schmitz da Silva, ilustra bem o trabalho que o município está realizando. Ela é uma entre os 200 professores da rede municipal de ensino que têm comprovado, na prática, o poder da educação empreendedora na vida dos estudantes. A disciplina é desenvolvida nas escolas do município como um dos eixos do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS.
Para a professora Isabel Cristina P. Laurindo, da EMEIEF Cônego João Marchesi, as dinâmicas da educação empreendedora permitem trabalhar com os alunos uma postura de mais atitude em relação a tudo que é proposto, tanto na vida escolar quanto em sociedade. “Ao pararem para olhar para si mesmos, que é a proposta das técnicas aplicadas, eles são capazes de perceber seus desejos e metas para a vida e se movimentarem com mais proatividade, no sentido de conquistá-los, buscando maior realização como seres humanos”, destaca.
De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental, Educação Especial e EJA na Secretaria Municipal de Educação de Canela, Maria Idarlete Prado, o eixo do Programa beneficia cerca de 1.800 alunos das escolas municipais. As capacitações para os professores acontecem por meio de diversas oficinas: Emoções e Empatia, Ecossistema, Argumentação e Pensamento Crítico, Histórias Empreendedoras, Culturas de Mundo e Educação Financeira. “Acredito que a educação empreendedora contribui para a formação de pessoas que saibam pensar e agir de forma diferente. No empreendedorismo é preciso agir, validar, errar e acertar e esta formação possibilita ao professor estimular os alunos para que desenvolvam estas habilidades”, conclui.
Sobre o eixo Educação Empreendedora
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.