Mais buscados: mEI credito Sei boas Praticas Consultoria
Da Redação
Sinergia entre agentes que fomentam o empreendedorismo é uma das marcas das ações do Eixo de Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS em São José do Norte. A iniciativa que propõe soluções simplificadas que favoreçam os pequenos negócios nas licitações públicas realizou, durante o mês de agosto, articulações com algumas das mais importantes entidades regionais com o objetivo de planejar as ações para o segundo semestre de 2021.
Em destaque, a participação de servidores do município que fizeram o curso ‘‘Nova Lei de Licitações n° 14.133/2021 e a compra de MPE’’. A capacitação realizada em Porto Alegre representa uma estratégia segura para ampliar a contratação local e o desenvolvimento sustentável.
De acordo com o analista de articulação territorial do Sebrae RS, Fabrício Burkert, o cronograma estratégico de ações a serem executadas até o final de 2021 tem o objetivo de qualificar empresas locais com potencial para atuarem como base fornecedora das demandas do município. ‘‘Estamos trabalhando na construção do plano municipal de compras e pesquisa com fornecedores atuais do município e não fornecedores’’, explica.
Segundo Burkert, para o segundo semestre do ano estão previstos encontros online para abordar oportunidades de mercado das compras públicas com a participação de agentes de desenvolvimento local. O planejamento inclui capacitações, encontros online, rodadas de negócios e estudos analíticos de mapeamento setorial.
Para o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul (CRCRS) e diretor do Sindicato dos Contabilistas de Rio Grande, Márcio Neves, as ações do programa e as articulações feitas entre as entidades parcerias da região vêm ao encontro das demandas da comunidade e das empresas. ‘‘É um trabalho forte no sentido de tornar o ambiente de negócio mais ágil e próspero para os empresários de micro e pequenas empresas’’, destaca.
Outro parceiro ativo da região, a CDL Rio Grande e São José do Norte, também está trabalhando com o objetivo de preparar os comerciantes para que ingressem nos sistemas de compras das prefeituras da região. Segundo a presidente da entidade, Letícia Vanzelote, uma capacitação deve ser realizada nos próximos meses. ‘‘Há muita demanda que pode ser suprida pelo comércio local’’, acredita.
Pesquisa:
Alinhado a todo este contexto, a Prefeitura Municipal está aplicando uma pesquisa no intuito de fazer um mapeamento de potenciais fornecedores locais. Interessados podem acessar os links abaixo:
Formulário para empresas que não fornecem para a Prefeitura Municipal
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbYLZPHC6xBITP1Sl9niy14_OeLNytnmYk0r9ON_-ldbQFSg/viewform
Formulário para empresas que fornecem para a Prefeitura Municipal
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgtkN0nWWlvmmyNPLZZAD4uZMJs9o0Tcb69zvyxAEf-Q9avw/viewform
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.