Mais buscados: Mei credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Sinergia entre agentes que fomentam o empreendedorismo é uma das marcas das ações do Eixo de Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS em São José do Norte. A iniciativa que propõe soluções simplificadas que favoreçam os pequenos negócios nas licitações públicas realizou, durante o mês de agosto, articulações com algumas das mais importantes entidades regionais com o objetivo de planejar as ações para o segundo semestre de 2021.
Em destaque, a participação de servidores do município que fizeram o curso ‘‘Nova Lei de Licitações n° 14.133/2021 e a compra de MPE’’. A capacitação realizada em Porto Alegre representa uma estratégia segura para ampliar a contratação local e o desenvolvimento sustentável.
De acordo com o analista de articulação territorial do Sebrae RS, Fabrício Burkert, o cronograma estratégico de ações a serem executadas até o final de 2021 tem o objetivo de qualificar empresas locais com potencial para atuarem como base fornecedora das demandas do município. ‘‘Estamos trabalhando na construção do plano municipal de compras e pesquisa com fornecedores atuais do município e não fornecedores’’, explica.
Segundo Burkert, para o segundo semestre do ano estão previstos encontros online para abordar oportunidades de mercado das compras públicas com a participação de agentes de desenvolvimento local. O planejamento inclui capacitações, encontros online, rodadas de negócios e estudos analíticos de mapeamento setorial.
Para o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul (CRCRS) e diretor do Sindicato dos Contabilistas de Rio Grande, Márcio Neves, as ações do programa e as articulações feitas entre as entidades parcerias da região vêm ao encontro das demandas da comunidade e das empresas. ‘‘É um trabalho forte no sentido de tornar o ambiente de negócio mais ágil e próspero para os empresários de micro e pequenas empresas’’, destaca.
Outro parceiro ativo da região, a CDL Rio Grande e São José do Norte, também está trabalhando com o objetivo de preparar os comerciantes para que ingressem nos sistemas de compras das prefeituras da região. Segundo a presidente da entidade, Letícia Vanzelote, uma capacitação deve ser realizada nos próximos meses. ‘‘Há muita demanda que pode ser suprida pelo comércio local’’, acredita.
Pesquisa:
Alinhado a todo este contexto, a Prefeitura Municipal está aplicando uma pesquisa no intuito de fazer um mapeamento de potenciais fornecedores locais. Interessados podem acessar os links abaixo:
Formulário para empresas que não fornecem para a Prefeitura Municipal
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbYLZPHC6xBITP1Sl9niy14_OeLNytnmYk0r9ON_-ldbQFSg/viewform
Formulário para empresas que fornecem para a Prefeitura Municipal
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgtkN0nWWlvmmyNPLZZAD4uZMJs9o0Tcb69zvyxAEf-Q9avw/viewform
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.