Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Ele fez sucesso na Mercopar 2019

Robô interagiu com público visitante durante os três dias da feira

atualizado em: 04/10/19

Da Redação

COMPARTILHE

O Umbô, um simpático robozinho, fez sucesso durante toda a 28ª Mercopar – Feira de Inovação industrial, que aconteceu entre os dias 01 e 03 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Chamando a atenção do público visitante e de expositores, ele se mostrava sempre cordial, respondendo perguntas e fazendo comentários sobre vários assuntos. Eduardo Rangel Ferreira, da empresa paulista Umbô Máquinas Robóticas, esteve pela primeira vez na Mercopar e achou a feira maravilhosa, como fez questão de afirmar. “Ter a aproximação de tudo que está sendo feito no mercado num mesmo local é fantástico, reunindo automação, Inteligência Artificial (IA) e a Indústria 4.0. É muito bom ver isso. A Mercopar nos mostrou isso tudo”, ressaltou ele.

Ele fez sucesso durante toda a Mercopar

Foto: Daniel Bastos

O público interagiu direto com o Umbô. As estudantes Luiza Lima e Ana Paula da Costa, ambas de 15 anos, são alunas do Centro de Formação Profissional SENAI Waldemar Strassburger, de Sapiranga. Acompanhadas das professoras, vieram em três turmas, tanto da área de logística, como da eletromecânica. “Estamos estudando as novas tecnologias e aqui tem muitas novidades. E este robô é muito divertido”, afirmaram as estudantes.

A técnica de atendimento do Sebrae RS, Silmara Rosa, foi uma das conquistas da simpática máquina ao visitar à feira. Ao se aproximar, o robô perguntava quem era a pessoa, passando a tratá-la diretamente pelo nome. A interação se dá por uma tela que ele carrega no “peito” e, ao final do bate-papo, era possível tirar a tradicional selfie, depois enviada por email. “Uma experiência interativa fantástica, porque permite às pessoas entender o papel da tecnologia em suas vidas, promove a conectividade mostrando a aplicação da inovação à sua realidade”, avalia Silmara.

A Mercopar é realizada pelo Sebrae RS e pela FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), com foco nos setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços industriais, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, Tecnologia da Informação (TI) e startups.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Julho de 2025

Salas do Empreendedor da Região Noroeste superam 33 mil atendimentos no 1º semestre de 2025

SAIBA MAIS

 

17 de Julho de 2025

Sebrae RS lança programa para impulsionar vendas de startups no estado

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: