Mais buscados: Mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Empreendedorismo como visão e senso de oportunidade. Foi dessa forma que a Casa das Pizzas João Peter, localizada em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, surgiu no ano de 2010. Ao notarem à época que o Bairro Santos Dumond carecia de um serviço de comida típica italiana que atendesse nos formatos delivery e à la carte, o empreendedor que dá nome ao estabelecimento e sua esposa, Patrícia Duarte, deram início ao negócio que é sucesso na região há 12 anos.
O casal gaúcho é um dos milhões de exemplos de trabalhadores responsáveis por mais de 95% dos negócios no Brasil, as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), conforme dados do Ministério da Economia. Nesta segunda-feira, (27 de junho), eles celebram o Dia Internacional da categoria, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nacionalmente, o setor gera ainda cerca de 55% dos empregos e responde a aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Quando abrimos a pizzaria nós já tínhamos experiência no ramo e sempre tive muita vontade de empreender. Mesmo com pouco dinheiro, acreditei no negócio e estamos tendo sucesso até hoje”, conta Peter, desde 2021, também proprietário da Tenda.208 localizada em Picada Café, na Serra Gaúcha. “Eu era cliente da tenda e o dono estava com vontade de alugar. Como gostava do local e acreditava no potencial, aluguei e o negócio está sendo um sucesso”, comenta. O empreendimento oferece, além das pizzas feitas por João e sua esposa, pastéis, cafés, drinks e um espaço para toda a família, com lareira, mesas, redes e puffs no jardim o cliente escolhe onde acomodar-se.
Acomodar-se, aliás, não está na rotina do empreendedor. Ávido por conhecimento, ele esteve presente na última edição da National Restaurant Association Show 2022 (NRA), realizada em Chicago (EUA), no último mês de maio, por meio de uma missão empresarial oportunizada pelo Sebrae RS. O resultado? Ambas as empresas acumulam crescimento desde a abertura. Em 2022, a expectativa é igualmente positiva. “Com essa retomada a normalidade pré-pandemia, junto com as ideias trazidas da NRA, esperamos crescer em neste mais 30% em ambos os negócios”, destaca.
A estimativa do empreendedor está alinhada com o que o mercado aponta. Dados do Sebrae RS indicam que três a cada quatro pequenos negócios gaúchos (75%) esperam aumentar seu faturamento nos próximos seis meses. Hoje, aos 34 anos e proprietário de duas empresas, ele diz que aprova muito a ideia do empreendedorismo e procura sempre apoiar e motivar aqueles que abrem seu próprio negócio, justamente por toda a questão econômica relacionada ao tema. “Empreender me move e move o mundo”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.