Mais buscados: mEI credito SEI boas Praticas Consultoria
Da Redação
Rio Grande participou, no dia 5 de outubro, do Seminário Alagoas Mais Simples, em Maceió, onde apresentou seu case de sucesso na implementação da Lei de Liberdade Econômica. Com o projeto “Rio Grande Bem Mais Simples”, o município conquistou o topo do ranking brasileiro de dispensas de alvarás e licenças, conforme classificação do Ministério da Economia. A superintendente de Inovação e Projetos Especiais da Prefeitura, Paola Liziane Braga, foi quem apresentou ao público a trajetória da cidade até chegar ao número de 1.155 atividades dispensadas de licença prévia. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDIT), Luciane Compiani Branco, essa troca de experiências é muito importante.
“Poder compartilhar um pouco da nossa contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer outras experiências também positivas, é o que nos leva a aprimorar ainda mais nossa proposta de Liberdade Econômica”, declara Luciane. Ela diz que a implementação da lei em Rio Grande representou uma mudança de conceito, com base na confiança entre as partes; de um lado o poder público, de outro os empresários. “Ela propicia ao empreendedor ter seu empreendimento com mais autonomia e, a partir daí, constituir a parte burocrática. A lei dá esse poder ao empreendedor”, reforça.
Entre os resultados preliminares (apurados em 2022) apresentados por Paola destacam-se o benefício direto a 448 contribuintes, a geração de 1.765 novos postos de trabalho e o aumento de 10% no número de abertura de empresas. “Se seguirmos esta tendência, em uma década será possível duplicar a capacidade instalada em Rio Grande”, projeta ela. A equipe que atua à frente da iniciativa no município é composta ainda pela gerente da Sala do Empreendedor, Elisandra Luvier, e pelo secretário adjunto da SMDIT, Fabrício Araújo, com apoio do gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Fabrício Burket.
O Seminário Alagoas Mais Simples é promovido pelo Sebrae Alagoas e conta com uma ampla programação dedicada ao tema da desburocratização e eficiência do poder público por meio de debates, palestras e painéis com as experiências mais bem-sucedidas do País. O evento é uma oportunidade de conexão entre os principais parceiros de governo e da iniciativa privada para a implantação de políticas de simplificação, desburocratização e fomento ao empreendedorismo.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
10 de Outubro de 2024Não-Me-Toque investe na capacitação de servidores municipais com programa Cidade Empreendedora
SAIBA MAIS10 de Outubro de 2024
Com representantes de 12 países e 21 estados brasileiros, Mostratec-Liberato é lançada oficialmente
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
26/09/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para organizar as finanças e aumentar as vendas
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.