Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crEdito SEI Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Em evento em Maceió (AL), Rio Grande mostra como chegou ao topo do ranking nacional do Ministério da Economia

Município gaúcho apresenta case de sucesso na desburocratização e projeta duplicar capacidade instalada em uma década

atualizado em: 13/10/22

Da Redação

COMPARTILHE

Rio Grande participou, no dia 5 de outubro, do Seminário Alagoas Mais Simples, em Maceió, onde apresentou seu case de sucesso na implementação da Lei de Liberdade Econômica. Com o projeto “Rio Grande Bem Mais Simples”, o município conquistou o topo do ranking brasileiro de dispensas de alvarás e licenças, conforme classificação do Ministério da Economia. A superintendente de Inovação e Projetos Especiais da Prefeitura, Paola Liziane Braga, foi quem apresentou ao público a trajetória da cidade até chegar ao número de 1.155 atividades dispensadas de licença prévia. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDIT), Luciane Compiani Branco, essa troca de experiências é muito importante.  

“Poder compartilhar um pouco da nossa contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer outras experiências também positivas, é o que nos leva a aprimorar ainda mais nossa proposta de Liberdade Econômica”, declara Luciane. Ela diz que a implementação da lei em Rio Grande representou uma mudança de conceito, com base na confiança entre as partes; de um lado o poder público, de outro os empresários. “Ela propicia ao empreendedor ter seu empreendimento com mais autonomia e, a partir daí, constituir a parte burocrática. A lei dá esse poder ao empreendedor”, reforça. 

Entre os resultados preliminares (apurados em 2022) apresentados por Paola destacam-se o benefício direto a 448 contribuintes, a geração de 1.765 novos postos de trabalho e o aumento de 10% no número de abertura de empresas. “Se seguirmos esta tendência, em uma década será possível duplicar a capacidade instalada em Rio Grande”, projeta ela. A equipe que atua à frente da iniciativa no município é composta ainda pela gerente da Sala do Empreendedor, Elisandra Luvier, e pelo secretário adjunto da SMDIT, Fabrício Araújo, com apoio do gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Fabrício Burket.  

O Seminário Alagoas Mais Simples é promovido pelo Sebrae Alagoas e conta com uma ampla programação dedicada ao tema da desburocratização e eficiência do poder público por meio de debates, palestras e painéis com as experiências mais  bem-sucedidas do País. O evento é uma oportunidade de conexão entre os principais parceiros de governo e da iniciativa privada para a implantação de políticas de simplificação, desburocratização e fomento ao empreendedorismo. 

Sobre o Cidade Empreendedora 
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Julho de 2024

Sala do Empreendedor de Cruz Alta realiza mais de 4 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024

SAIBA MAIS

 

15 de Julho de 2024

Evento em Gramado vai colocar os terroirs brasileiros em pauta

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/07/2024 14:30

Divulgar a gastronomia e paisagens gaúchas são apostas para retomar o turismo no RS

Sebrae RS Podcast 12/07/2024 13:00

Retomada dos pequenos e médios negócios de varejo é tema de podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: