Mais buscados: mEI credito SEI boas praticas Consultoria
Da Redação
A sua cozinha geralmente é um espaço utilizado para alimentação familiar, mas também pode se tornar um ambiente de negócios. E foi em casa que a Sauce Tasty, empresa de molhos artesanais e condimentados de Caxias do Sul, começou suas operações em 2017. Dentro de poucos meses, a demanda aumentou, o espaço ficou pequeno e o empreendimento migrou para uma cozinha compartilhada, até adquirir um espaço próprio.
O crescimento da empresa foi constante no início de 2020 e havia perspectiva positiva para o negócio ao longo do ano, com diversos contratos a serem fechados. Em março, tudo mudou. “A pandemia nos afetou muito, pois 95% do nosso faturamento vinha do varejo e foram justamente esses empreendimentos os mais abalados, ficando por muito tempo com seus comércios fechados, sem faturar e sem vender, afetando diretamente os nossos resultados”, conta o sócio proprietário e diretor-administrativo da Sauce Tasty, Tiarlis Gonçalves.
A partir disso, a empresa começou a utilizar novas estratégias de negócio. Passou a vender os produtos da marca para o consumidor final e não somente para comércios varejistas. Além disso, a Sauce Tasty criou um espaço para fabricar produtos de marcas já consolidadas no mercado, fazendo um trabalho de terceirização para essas marcas, para aumentar seu faturamento.
Gonçalves relata que, devido à crise econômica causada pela pandemia, as indústrias do setor estavam cortando custos fixos e diminuindo a parte operacional, passando a trabalhar sob demanda. Foi quando surgiu a ideia de terceirizar esses serviços. “Vimos nisso uma oportunidade de negócio”, destaca. As medidas implementadas pela Sauce Tasty permitiram um crescimento de 300% ao longo de 2020, levando seus molhos artesanais e condimentados para nove estados do Brasil e diversos municípios do Rio Grande do Sul, mesmo em meio à crise.
O sócio proprietário da empresa conta que teve diversas ideias ao longo do período ativo do empreendimento, mas devido a zona de conforto em que vivia, não conseguia colocá-las em prática. Ele relata que a empresa quase faliu duas vezes durante a crise e precisou agir. “Nada como uma boa crise para tirar as ideias do papel”, ressalta.
A Sauce Tasty faz parte do projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas do RS, realizado pelo Sebrae RS. “A iniciativa nos dá ideias e estratégias, tanto de marketing quanto de negócios. No segundo semestre, tivemos um auxílio de consultoria financeira em gestão de crise. Às vezes temos muitas informações e não conseguimos colocar nada em prática. O Sebrae RS nos ajuda a canalizar tudo isso”, relata o empresário.
O projeto tem o objetivo de ajudar os empreendedores do setor de alimentos e bebidas a acessar novos mercados, identificar potenciais compradores e a melhorar a presença digital das marcas. A Analista de Articulação de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS, Francine Danigno, afirma que o programa tem auxiliado a Sauce Tasty mais na parte de orientação e consultorias voltadas a políticas comerciais e gestão. “Os empresários têm se mostrado antenados nas tendências de mercado no setor de alimentos, proporcionando aos seus clientes experiências inovadoras ao fazer o consumo de seus produtos. Como tiveram de reformular a empresa algumas vezes, nosso principal objetivo em 2020 foi auxiliá-los na gestão do negócio, pois, a inovação, eles tiram de letra, conclui.
Para conhecer mais:
Site: https://www.saucetasty.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/saucetastyoficial/
Instagram: https://www.instagram.com/saucetastyoficial/?hl=pt
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.