Mais buscados: mei Credito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Passada a Sial Paris 2018, surge a necessidade de colocar em prática o aprendizado e de adaptar os negócios às tendências vistas no evento, realizado na capital francesa no fim de outubro. É o que pretendem os empreendedores que estiveram junto ao Sebrae para a missão em Paris. “A ação fez parte de um programa internacional de imersão em tendências do Sebrae RS, que escolheu as micro e pequenas empresas a partir da análise do perfil de cada uma, da capacidade de investimento, de consultorias e visitas técnicas. Proporcionamos a elas um banho de tendência para entrarmos no processo de consolidação e implementar as inovações necessárias em um acompanhamento de seis meses”, explica Roger Klafke, coordenador de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS.
De acordo com Klafke, a Sial Paris 2018 abordou o tema “Como a população mundial vai se alimentar em 2050?” sob quatro pontos: alternativas às proteínas de origem animal, técnicas que impactam o futuro da cozinha, produtos customizados para a saúde e rastreabilidade de fornecedores e produtos. “Acompanhar um evento de ponta é uma iniciativa fundamental, faz parte do processo de proporcionar munição aos empreendedores quanto aos movimentos de mercado em processos, logística e produtos”, acrescenta.
Relatos dos empreendedores
Há 10 anos, Cláudia Breher e o marido Álvaro Martins Jr decidiram deixar a vida atribulada de executivos no mundo corporativo para apostar em empreender no campo. Eles adquiriram uma fazenda em Cambará do Sul, a caminho do Cânion Itaimbezinho, e, quatro anos depois – após a fase de planejamento e pesquisa – fundaram a Sabores da Querência, micro e pequena empresa que produz geleias e antepastos artesanais. Em vez da carreira em cargos de gerências e diretorias financeiras, aplicaram o conhecimento dos estudos e das experiências profissionais no desafio do negócio próprio. Deu certo. Hoje, fazem do local uma alternativa de passeio aos turistas dos Aparados da Serra do Rio Grande do Sul ao abrirem as portas da propriedade para visitações e ensinarem como harmonizar cada produto feito ali.
O sucesso é tamanho que chegam a distribuir os itens pelos Correios, o que Cláudia apelida de “e-commerce da roça”. Além disso, fornecem para hotéis e pousadas da região, mesmo que o foco seja o consumidor final, realizando a venda diretamente no sítio. Com a ajuda do Sebrae RS, conquistaram o prêmio de melhor empresa de agronegócio do Estado, em 2015. “O Sebrae é um parceiro incansável desde o início, tanto no turismo, quanto no auxílio para as certificações. Mesmo com as experiências nas outras empresas, mudamos de ramo e de linha, precisávamos da ‘expertise’, do acompanhamento, do estímulo e das consultorias. Só temos a agradecer”, diz Cláudia, que representou a Sabores da Querência na Sial Paris 2018.
De acordo com ela, a pretensão é tornar o negócio, que o casal conduz de maneira ecológica, 100% sustentável, ou seja, ambiental, social e economicamente. “Estive pela primeira vez em uma feira internacional, viajei com o intuito de fazer observações, ver se a empresa está na linha certa e pude constatar que esse é o caminho. Há uma propensão de valorização dos produtos naturais e orgânicos, da volta às raízes, do reconhecimento ao alimento pouco transportado”, acredita Claudia, que também pretende criar, baseada no que viu na feira, linhas de geleias naturais focadas em customização.
É nisso também que crê o proprietário da Pastifício Italiano, de Porto Alegre, Guilherme Albuquerque Heidemann. “Há uma exigência por produtos mais selecionados, com variações e customização”, afirma Heidemann, que considera ser ideal oferecer novidades sem abrir mão do tradicional.
A Pastifício Italiano é a primeira casa no Brasil a produzir e comercializar massas e molhos no mesmo ambiente. Nas lojas, os processos são vistos pelo cliente, outra ênfase trazida pela Sial Paris, a qual ele já está adaptado. “Tenho um produto fresco, com qualidade padrão, sem uso de conservantes nem risco para a saúde. Agora, o desafio é inovar em processos para obter melhores aproveitamento e uso de orgânicos”, complementa o empreendedor, que também pretende informar melhor o cliente em novas embalagens.
Palestra
No dia 19/12, Klafke irá ministrar uma palestra online sobre a feira deste ano, na qual apresentará o relatório Global Trends 2019/2020 em Alimentos e Bebidas sobre os principais aspectos vistos na Sial Paris 2018. O evento visa disseminar e disponibilizar as tendências e inovações com as quais o setor trabalha.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.