Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI crEdito sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empreendedores de São Lourenço do Sul conhecem os benefícios da Lei Geral das MPEs

atualizado em: 07/11/12

Da Redação

COMPARTILHE

Sebrae/RS promove palestra sobre o tema e prefeitura lança cartilha da legislação no dia 8 de novembro 

Da Redação
Durante a programação da 6° Semana de Turismo de São Lourenço do Sul, os empreendedores do município vão conhecer os diversos benefícios da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), através de uma palestra com o gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Alessandro Machado. No dia 8 de novembro, o público também vai receber a cartilha da legislação, elaborada pela prefeitura da cidade, na Associação Comercial e Industrial (ACI) – Rua Marechal Floriano Peixoto, 1793 –, às 18h.
 
Mais de um ano depois de enfrentar uma enchente que deixou centenas de feridos e desabrigados, São Lourenço do Sul se destaca entre os 65 municípios do Rio Grande do Sul que já retiraram a Lei Geral do papel. No diagnóstico realizado pelo Sebrae/RS, para verificar as evidências da execução da Lei, a cidade atingiu a maior pontuação de todo o Estado: 7,76 de 10. Isso significa que a prefeitura colocou em prática os quatro principais capítulos que compõem a legislação. Ou seja, Agente de Desenvolvimento Local, Empreendedor Individual, Desburocratização e Compras Governamentais. 
 
O palestrante parabeniza São Lourenço pelas diversas iniciativas e completa: “Essa realização em prol das MPEs estimula não só os empreendedores, como também o desenvolvimento econômico da cidade”, ressalta Machado. Dentre as ações desenvolvidas pelo poder público, a Sala do Empreendedor recebe destaque. Além da formalização e da desburocratização de todos os processos, o local disponibiliza duas linhas de microcrédito aos interessados em investir em seu negócio ou iniciá-lo. O município conta, também, com a figura do Agente de Desenvolvimento Local, profissional nomeado e com plano de trabalho definido. Através do agente, mais de 51% dos empreendedores individuais tiveram acesso à base de dados do município com situação regularizada.
 
Todas as ações que o poder executivo da cidade já desenvolveu ou ainda vai implantar estarão na cartilha da Lei Geral do município. Através do manual, o público terá acesso a todos os aspectos da legislação, incluindo as evidências de cada capítulo. 
 
 
Superar São Lourenço
O município também já foi beneficiado com outras iniciativas do Sebrae/RS. O projeto Superar São Lourenço do Sul, por exemplo, foi iniciado após a enchente ocorrida na região, em 2011.  Na época, o setor industrial teve prejuízo de, aproximadamente, R$ 10 milhões, segundo a prefeitura. Para reestruturar os empreendimentos afetados, foi desenvolvido um plano de trabalho.
 
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, destaca a importância de um projeto como esse: “o Superar foi crucial para recuperação positiva de diversas empresas de São Lourenço. Mais de 80% dos estabelecimentos atingidos pela fatalidade receberam um atendimento técnico das nossas equipes e já estão em perfeito funcionamento”.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Janeiro de 2025

Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália

SAIBA MAIS

 

17 de Janeiro de 2025

Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: