Mais buscados: mei crédito sei boas praticas consultoria
Da Redação
Rosário do Sul – O cultivo planejado de citros em áreas com relevo preparado para as frutas, além das diferentes variedades existentes na região da Campanha gaúcha chamaram a atenção de produtores dos municípios de Aratiba, Alpestre e Severiano de Almeida, no Norte do Estado. O grupo de empreendedores realizou visita técnica à empresa Citrusul, localizada no município de Rosário do Sul, uma iniciativa do projeto Fortalecer a Citricultura do Norte Gaúcho, desenvolvido pelo Programa Juntos Para Competir (SEBRAE/RS, SENAR-RS e FARSUL).
Os produtores conheceram o packing house do grupo, o viveiro CONMUDAS e dois pomares – dos cinco pertencentes ao grupo Citrusul – totalizando 450 hectares de área. Segundo o técnico da Regional Norte do SEBRAE/RS Ronaldo Dario Kloeckner, a Citrusul é uma cooperativa especializada na produção e comercialização de frutas cítricas para o mercado de mesa (in natura) para atender o cliente interno e também países como Canadá.
“A produção cítrica do Norte do Estado está praticamente toda ancorada em apenas uma variedade e em pomares implantados nos piores relevos da propriedade, o que dificulta os tratos necessários para o bom cultivo da fruta e aumenta a necessidade de operações manuais, onde poderia haver maior mecanização”, afirma Kloeckner. Por conta disso, acrescenta o técnico, é importante os empreendedores do Norte do Estado conhecerem o trabalho realizado na região da Campanha para que possam melhorar a qualidade das suas frutas e ofertar vários tipos de citros para o mercado. “A diversidade de frutas produzidas, a janela de colheita durante o ano todo, o investimento equilibrado e alicerçado em planos de viabilidade, bem como os resultados obtidos pelos produtores de Rosário do Sul na produção de citros, são exemplos que podem ser seguidos pelos demais produtores gaúchos”, destaca.
Além do técnico do SEBRAE/RS, os secretários de Agricultura de Aratiba, Alpestre e Severiano de Almeida também acompanharam o grupo.
De acordo com o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, o projeto Fortalecer a Citricultura do Norte Gaúcho atende 110 produtores de cinco municípios da região Norte do Estado. O objetivo da ação é, além de promover a diversificação de variedades cítricas, melhorar a qualidade das frutas produzidas e buscar novos mercados através do aperfeiçoamento dos processos produtivos e da disseminação das boas práticas de produção e da capacitação gerencial das propriedades.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.