Mais buscados: MEI credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
São Paulo – A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do Brasil, contou com a presença de micro e pequenas empresas gaúchas nesta semana. Coordenadas pelo Sebrae RS, elas visitaram o evento, que iniciou na quarta-feira e encerra no sábado, 30 de junho, a fim de conhecer e entender de perto como está o mercado nessa modalidade de negócios. Participaram da feira 12 empreendimentos que integram o projeto Franquias RS desenvolvido pela organização. Além da ABF Franchising Expo, houve duas visitas técnicas, nas sedes da escola Kumon e da rede L’occitane, para aprofundar informações sobre relacionamento e realizar contatos com clientes de franquias.
Segundo o coordenador estadual de Redes e Franquias do Sebrae RS, Túlio Santos, a intenção do grupo nas visitações dentro e fora da feira foi se aproximar ainda mais da realidade que já conhecem a partir das ações no projeto gaúcho. “É como uma continuidade do que já vimos em 2017, porém, com uma perspectiva diferente. Havia no ano passado a questão da crise econômica, que ainda persiste. Contudo, esse é um nicho de negócios que continua crescendo”, observa Santos.
Santos reforça que o projeto do Sebrae RS possui um processo bem planejado para que os empreendedores consigam criar empresas franqueadoras. “No início, trabalhamos com a consolidação dos negócios e a modelagem de como eles poderiam se tornar marcas para franquias. Agora, este grupo já está em uma fase de estruturação e expansão. Por isso, o foco da viagem estava mais em buscar benchmarking com marcas conhecidas”, explica.
Conforme informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou em 2017 um faturamento anual de R$ 163 bilhões. São 145 mil unidades e cerca de 2,8 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil, sendo que 1,1 mil dessas redes são associadas à ABF. O setor responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores.
Para um dos empresários que viajou a São Paulo, Maiko Luiz Palharini, proprietário do Espetiño, de Santa Maria, as visitas técnicas tornaram a experiência ainda mais interessante, uma vez que a Feira em si ele já conhecia. “Na conversa com os executivos da rede Kumon e da L’occitane pudemos nos aproximar e fazer perguntas mais diretas sobre aspectos específicos, por exemplo, de contratos com os franqueados”, relata. O negócio de Palharini já está na fase de prospecção de compradores de licenças. “O Espetiño se consolidou no modelo e temos uma operação de loja de rua e um food truck. Já temos também um franqueado e estamos trabalhando para que o projeto siga em frente com novos contratos”, conta ele.
O Espetiño é um restaurante de carnes assadas que, como o nome diz, são servidas em espetinhos. Há uma variedade de saladas e acompanhamentos e um valor agregado alto na seleção de matérias-primas e insumos, bem como nas combinações oferecidas, além de bebidas e sobremesas. “Criamos possibilidades de lojas que podem ser de 200 metros quadrados, de 100 metros quadrados, food truck e ainda uma alternativa para ponto de venda em shopping com 40 metros quadrados”, detalha o empresário.
A participação no projeto do Sebrae RS deu a ele, além de conhecimento, ferramentas que o ajudaram a ter documentação e planejamento: “Junto aos consultores do Sebrae RS, consegui que o negócio ficasse objetivo e correto. As franquias poderão ser um futuro seguro”, finaliza o empreendedor.
Confira as empresas que integram o Franquias RS e estiveram em São Paulo nessa semana:
Marca Cidade
Okay Café Santa Maria
Quimea Santa Maria
Cia das diaristas Santa Maria
Gym Kids by Lu Porto Alegre
Axya Club Porto Alegre
La Harv Porto Alegre
4Beer Porto Alegre
Espetiño Santa Maria
Desinservice Santa Maria
Tamanhos Perfeitos Porto Alegre
Innova Doctor Santa Maria
Cia do Notebook Porto Alegre
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.