Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Neste mês de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data para refletir sobre as conquistas das mulheres e sobre os desafios que ainda enfrentam em diversas esferas da vida. No mundo dos negócios, o empreendedorismo feminino tem se destacado como um campo em constante crescimento, onde mulheres de diferentes partes do mundo estão transformando ideias inovadoras em empresas de sucesso.
Nos últimos anos, a participação feminina no empreendedorismo tem crescido significativamente, com muitas mulheres se lançando no mercado e criando soluções criativas para as mais diversas necessidades. Esse movimento reflete um cenário onde, apesar das dificuldades históricas de desigualdade de gênero, as mulheres vêm superando obstáculos, seja pela busca por autonomia financeira, pela necessidade de conciliar a vida profissional com os desafios familiares, ou simplesmente pela paixão por inovar e transformar a sociedade.
Desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras
Embora o cenário do empreendedorismo feminino seja promissor, ele ainda carrega desafios estruturais e culturais. Com uma pesquisa de mercado, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, hoje de 449 mulheres empreendedoras que participaram da entrevista de pesquisa, 47% sentem dificuldade na gestão administrativa e financeira, 40% em divulgação e vendas, 40% e captação de recurso financeiro para capital de giro.
Mas esses desafios não se retornam um empecilho quando o desejo de empreender segue sendo maior. Conforme a pesquisa, as mulheres partem de um motivo para abrirem seus negócios. 35% delas, relataram empreender por ser uma oportunidade de trabalhar com o que elas realmente gostam, 30% por identificarem a oportunidade e 24% por possuírem o desejo de tornaram-se empreendedoras.
Mulheres que Inspiram
Apesar das adversidades, muitas mulheres têm se destacado como verdadeiras líderes no campo do empreendedorismo. Elas provam, todos os dias, que a determinação e a inovação não têm gênero. Empreendedoras como a Salete Baú, fundadora da Instinto Vinhos, são exemplos de mulheres que, com sua visão de futuro, conquistaram espaços importantes no mercado e se tornaram referências para novas gerações de empresárias. Há dois anos empreendendo no mercado de trabalho, Salete, formada em Direito conta que já trabalhou por muito tempo no comércio, mas que entre idas e vindas, descobriu que tinha espaço e desejo por iniciar com seu próprio negócio. “Passei anos tralhando no comércio, onde aprendi bastante sobre vendas, atendimento, e a importância de construir boas relações. Mas há dois anos dei o passo mais importante da minha vida, pois transformei minha experiência no desejo de empreender.”, explica
A Instinto vinhos, localiza no município de Erechim é um espaço voltado para a comercialização de vinhos finos, nacionais e importados, e conta também com delicatesses. “Nesses dois anos de Instinto Vinhos, me deparei com muitos desafios, principalmente porque envolve a questão financeira, e porque é um negócio que está sendo criado. É necessária uma estruturação e muita responsabilidade”, comenta.
A empresária ainda destaca que arriscar-se em empreender requer muita coragem e persistência, e que sim as dificuldades vão surgir independente do sexo da pessoa que deseja iniciar nesse mundo de negócios. “O empreender por si só já é desafiador, mas enquanto mulher, encontramos sim dificuldades, principalmente no quesito de que precisamos provar nossa capacidade, e no papel que temos como empreendedoras, dona de casa, e muitas ainda exercendo o papel de mãe, esposa, etc. Mas ser mulher e empreender me proporciona ter um olhar diferenciado para o meu negócio – um olhar feminino, com cuidado. Afinal hoje a minha empresa não é só uma empresa, é o reflexo dos sonhos que um dia já tive”, finaliza Salete.
O futuro do empreendedorismo feminino é promissor. A cada dia, mais mulheres estão se dedicando a criar negócios inovadores, construindo redes de apoio, e compartilhando experiências que ajudam outras a superar os desafios. O avanço da tecnologia e o aumento do acesso a ferramentas digitais também têm contribuído para a expansão desse cenário, permitindo que as mulheres empreendam de forma mais acessível e com menor custo.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
21 de Março de 2025Municípios atingidos pela enchente de 2024 discutem medidas para retomada da economia em evento promovido pelo Sebrae RS
SAIBA MAIS20 de Março de 2025
Encontro sobre Retomada Econômica em Bento Gonçalves Reúne Gestores Públicos da Região dos Vales
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.