Mais buscados: MEi credito Sei boas Praticas Consultoria
Da Redação
Ijuí – Uma parceria realizada entre o SEBRAE/RS e a Secretaria de Educação de Ijuí vai levar o empreendedorismo para dentro da sala de aula. O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) reuniu professores de diversas escolas do município para uma série de capacitações, as quais serão convertidas em metodologias diferenciadas e incorporadas no cronograma escolar ao longo do ano.
A partir da premissa de que o empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado, e que quanto mais cedo maior será a visão empreendedora, a proposta, desenvolvida pelo SEBRAE Nacional, está sendo aplicada em solo gaúcho. Conforme conta a técnica do SEBRAE/RS na regional Noroeste Andreia Edilene Messaggi “apresentamos a proposta para o prefeito e o secretário de Educação que, rapidamente, entenderam a importância da atividade. O próximo passo foi levar para as escolas. Tivemos adesão de quase todas as instituições”, comemora.
Foram criadas três turmas com 70 professores do ensino fundamental de 11 escolas. A capacitação, com carga horária de 45h, detalhou a metodologia e os temas para cada ano escolar: o mundo das ervas aromáticas; temperos naturais; oficina de brinquedos ecológicos; locadora de produtos; sabores e cores; ecopapelaria; artesanato sustentável; empreendedorismo social; e novas ideias, grandes negócios. “A escola vai receber, ainda, consultoria para auxiliar na aplicação do que o professor aprendeu, para que ele possa encontrar a melhor maneira de incorporar a metodologia no cronograma”, explica Andreia. No final do ano, os alunos realizam uma feira para comercializar os produtos desenvolvidos dentro das temáticas.
O secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, aponta que “o projeto vai enriquecer a proposta pedagógica das instituições, bem como ao encontro àquilo que entendemos como a formação de um cidadão de forma integral, pronto para atuar na sociedade. Ficamos muito satisfeitos com a adesão”. Entre os professores participantes está Rosenara Huber, da Escola Municipal Fundamental Soares de Barros. Ela destaca que o processo de capacitação foi importante não só profissionalmente, como pessoalmente. “Foi muito bom ter participado, pois me mostrou aspectos que não conhecia, principalmente a própria questão do empreendedorismo”, destaca.
O próximo passo será estruturar o que aprendeu para a sala de aula. Professora do primeiro ao quinto ano, Rosenara acredita que boas iniciativas podem e devem ter espaço no ambiente escolar. “Nosso cronograma é muito flexível, então vamos nos estruturar para isso. A metodologia será aplicada gradativamente”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.