Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO SEI Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empreendedorismo na infância

atualizado em: 26/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos será aplicado em 11 escolas de Ijuí

Da Redação

Professores de Ijuí participaram de uma série de capacitações (Foto: SEBRAE/RS)

Ijuí – Uma parceria realizada entre o SEBRAE/RS e a Secretaria de Educação de Ijuí vai levar o empreendedorismo para dentro da sala de aula. O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) reuniu professores de diversas escolas do município para uma série de capacitações, as quais serão convertidas em metodologias diferenciadas e incorporadas no cronograma escolar ao longo do ano.

A partir da premissa de que o empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado, e que quanto mais cedo maior será a visão empreendedora, a proposta, desenvolvida pelo SEBRAE Nacional, está sendo aplicada em solo gaúcho. Conforme conta a técnica do SEBRAE/RS na regional Noroeste Andreia Edilene Messaggi “apresentamos a proposta para o prefeito e o secretário de Educação que, rapidamente, entenderam a importância da atividade. O próximo passo foi levar para as escolas. Tivemos adesão de quase todas as instituições”, comemora.

Foram criadas três turmas com 70 professores do ensino fundamental de 11 escolas. A capacitação, com carga horária de 45h, detalhou a metodologia e os temas para cada ano escolar: o mundo das ervas aromáticas; temperos naturais; oficina de brinquedos ecológicos; locadora de produtos; sabores e cores; ecopapelaria; artesanato sustentável; empreendedorismo social; e novas ideias, grandes negócios. “A escola vai receber, ainda, consultoria para auxiliar na aplicação do que o professor aprendeu, para que ele possa encontrar a melhor maneira de incorporar a metodologia no cronograma”, explica Andreia. No final do ano, os alunos realizam uma feira para comercializar os produtos desenvolvidos dentro das temáticas.

O secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, aponta que “o projeto vai enriquecer a proposta pedagógica das instituições, bem como ao encontro àquilo que entendemos como a formação de um cidadão de forma integral, pronto para atuar na sociedade. Ficamos muito satisfeitos com a adesão”. Entre os professores participantes está Rosenara Huber, da Escola Municipal Fundamental Soares de Barros. Ela destaca que o processo de capacitação foi importante não só profissionalmente, como pessoalmente. “Foi muito bom ter participado, pois me mostrou aspectos que não conhecia, principalmente a própria questão do empreendedorismo”, destaca.

O próximo passo será estruturar o que aprendeu para a sala de aula. Professora do primeiro ao quinto ano, Rosenara acredita que boas iniciativas podem e devem ter espaço no ambiente escolar. “Nosso cronograma é muito flexível, então vamos nos estruturar para isso. A metodologia será aplicada gradativamente”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: