Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Camaquã – Desenvolver a cultura do empreendedorismo desde a infância. Essa é a proposta do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que está sendo aplicado pela primeira vez em escolas de Camaquã. A iniciativa é do SEBRAE/RS em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço e Secretaria de Educação. Os professores foram capacitados no primeiro semestre deste ano.
O Gestor de Políticas Públicas da Regional Sul do SEBRAE/RS, Fabricio Sanches Burkert, conta que a articulação para inserir o JEPP em escolas da cidade iniciou em 2015. “Com apoio da prefeitura e das secretarias, a proposta começou a tomar forma. No início de 2016 fizemos a primeira etapa, que consiste na capacitação dos professores que estão levando a metodologia para as salas de aula”, informa.
Ao todo, foram sete professores habilitados para atuar em sete escolas, atingindo mais de 500 alunos entre o primeiro e o nono ano do ensino fundamental até o final de 2016. A proposta pedagógica trabalha com atividades lúdicas nos seguintes temas: 1º ano – o mundo das ervas aromáticas; 2º ano – temperos naturais; 3º ano – oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano – locadora de produtos; 5º ano – sabores e cores; 6º ano – ecopapelaria; 7º ano – artesanato sustentável; 8º ano – empreendedorismo social; e 9º ano – novas ideias, grandes negócios.
A professora Vanessa da Rocha Reis, da Escola Escola Municipal Ensino Fundamental Vicente Garcia, relata que a metodologia é inserida no calendário de cada disciplina e os orientadores devem usar dois períodos de sua aula para trabalhar com os alunos. “Já estamos em processo. É um assunto muito novo para eles, tanto que, no início, a proposta deixou as crianças e os jovens apreensivos”, disse. A educadora acredita na importância de estimular a cultura do empreendedorismo desde cedo, não apenas para que o estudante possa ter ideias para abrir um futuro negócio. “Conforme as aulas foram avançando, eles se abriram para o tema e estão pensando em muitas coisas criativas. Isso serve para várias situações do dia a dia, mesmo que eles não se tornem donos do próprio negócio”, ressalta.
Sobre o projeto, Vanessa destaca o fato de estar alinhado com a proposta pedagógica da escola. “Ele estimula o desenvolvimento da autonomia do aluno como cidadão, isso é o que queremos aqui na escola também”, finaliza.
Escolas e professores participantes:
Sobre o JEPP
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi desenvolvido no SEBRAE/SP em 2001 e, no ano seguinte, aplicado em mais de 11 Estados. A proposta do curso está conectada com a missão da entidade que é “promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo”.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.