Mais buscados: Mei crEdito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Caxias do Sul – Uma tecnologia desenvolvida no Rio Grande do Sul está à frente das novidades apresentadas na mais importante feira de iluminação do mundo, a Light + Building, realizada em Frankfurt, na Alemanha. A Luxion, de Caxias do Sul, criou a luminária de mesa Cicluz, que muda a intensidade e a temperatura da luz de acordo com o ciclo biológico do corpo humano. Além disso, o dispositivo pode ser acionado e programado à distância por um aplicativo de celular. A novidade já está disponível para o mercado por ecommerce.
Para chegar a esse produto, a empresa teve o suporte do Sebrae RS desde os primeiros passos do projeto. A Luxion participou do Programa Metal Serra e agora está no Valor no Metal, inciativas que estimulam o setor industrial na Serra Gaúcha. Em 2015, o produto foi um dos selecionados do Inova Pequena Empresa RS, um projeto do Sebrae que destinou recursos financeiros para soluções voltadas para diversas áreas, como a da Saúde.
O diretor da Luxion, Celso Tissot, informa que o produto foi elaborado a partir de pesquisa realizada no Laboratório de Cronobiologia e do Sono do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Graças ao incentivo do Sebrae RS, conseguimos criar um produto tecnológico e inovador e ainda incentivar a pesquisa no Estado”, destaca o empresário.
A professora Maria Paz Hidalgo, coordenadora do Laboratório de Cronobiologia e Sono do Hospital de Clínicas, explica a importância dessa inovação. “Desde que a luz foi descoberta há 150 anos, perdemos a iluminação natural – intensa durante o dia, e escuro durante a noite. Estamos sempre sob efeito da luz elétrica, que altera a regulação dos hormônios”, alerta. “O objetivo da luz circadiana (como a produzida pela Luxion) é criar uma luminosidade mais natural e fisiológica, que promova o bem-estar do organismo”, sintetiza.
O sistema Cicluz, da Luxion, é composto por um módulo de comando inteligente e de uma fonte de luz em LED com temperatura de cor variável. Com isso, a luminária promove diversos benefícios, como: estimulação da correta liberação de hormônios pelo organismo, equilíbrio do metabolismo, contribuição para a melhoria do sono e redução do estresse, melhora da resposta a tratamentos médicos, ajuste do relógio biológico e contribuição para melhoria do sistema imunológico.
Inicialmente, a solução foi proposta para o ambiente hospitalar, mas acabou evoluindo para chegar ao consumidor final. “Estamos trabalhando no desenvolvimento dos mercados. Criamos um ecommerce e estamos aliando o design à tecnologia dos produtos”, conta. Com isso, a Luxion já está alçando novos voos e deve criar, em breve, uma nova empresa específica para esse segmento e para a loja virtual. “Com esse valor agregado às nossas criações, já estamos até exportando para os Estados Unidos”, comemora Tissot.
Valor no Metal
Por trás dos bons resultados está também um trabalho de gestão e estratégia elaborada com o suporte do Sebrae RS. “A Luxion é uma das integrantes do Programa Valor no Metal, que iniciou as atividades em março e terá dois anos de duração”, informa Taisson Toigo, gestor de projetos do Sebrae RS. “O principal objetivo é desenvolver e diversificar mercados para os 40 participantes da iniciativa, como o que vem ocorrendo com esta empresa de iluminação de Caxias do Sul”, conclui.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.