Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEi Credito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Empresa de alimentação comemora sucesso de ação sustentável

Boom Juices, empreendimento de Porto Alegre que integra o projeto Polo Gastronômico, do Sebrae RS, reutilizou potinhos descartados para plantar mudas de temperos e doar aos clientes

15/05/18

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Uma ação promovida pela empresa Boom Juices, de Porto Alegre, está gerando sustentabilidade para o negócio a partir da reciclagem de embalagens e da conscientização ambiental de seus clientes. Integrante do projeto Polo Gastronômico, desenvolvido pelo Sebrae RS, a empresa utiliza potinhos de açaí que seriam descartados, transforma lixo orgânico em adubo e planta pequenas mudas que são entregues para os consumidores das lojas.

Empresa de alimentação comemora sucesso de ação sustentável

Ação de sustentabilidade da empresa Boom Juices (Foto: Divulgação)

Para a gestora do Polo Gastronômico no Sebrae RS, Francine Oliveira Danigno, a importância dessa ideia está na promoção da sustentabilidade. “Além disso, o objetivo da ação é de que colaboradores e a sociedade se engajem em um projeto social importante e que demonstre preocupação com o meio ambiente”, disse.

A Boom Juices foi criada há seis anos por David Fonseca e Geovana Alvarez, na época casados. “Nós morávamos na Austrália, onde nos conhecemos e nos casamos, e observando o mercado de lá sentimos falta daquele tipo de estabelecimento no Brasil”, relembra Geovana. Dispostos a empreender, os dois voltaram para o Brasil no final de 2011 e começaram a trabalhar em um plano de negócios, e em setembro de 2012 abriram a primeira unidade.

Com foco em sanduíches naturais, saladas de fruta, sucos e açaí, o negócio registrou rápido crescimento por conta do ineditismo da proposta na época. “Havia uma série de empresas voltadas para a alimentação saudável, mas uma trabalhava com produção de sucos, outra com açaí, outra tinha o sanduíche como ponto forte, então unimos tudo isso em um só lugar”, conta Fonseca. Ainda no exterior, os sócios tiveram contato com diversas ações de sustentabilidade que eram promovidas pelas empresas locais, e, ao longo do tempo, aplicaram iniciativas semelhantes. “Fomos adaptando algumas ideias, como a redução do uso de canudos, copos e guardanapos, porque ser 100% sustentável gera um custo muito alto”, afirma o empreendedor.

Foco no meio ambiente

O apoio do Sebrae RS surgiu no terceiro ano de funcionamento da Boom Juices, e auxiliou o casal a potencializar diversos aspectos de gestão da empresa, bem como a trabalhar com sustentabilidade. “Éramos pouco profissionais na administração do negócio porque vínhamos de áreas diferentes: a Geovana era jornalista e eu estudava educação física, então o apoio foi fundamental”, disse.

A parceria com a empresa Re-Ciclo (que também participou no ano passado do projeto AGIR do Sebrae RS, com foco em negócios sociais) foi fundamental para o sucesso da ação. Eles trabalham com material orgânico descartado e transformam o lixo produzido pela Boom Juices em 80kg de adubo, que é inserido nos potinhos. “Colocamos diversas mudas, como orégano, manjericão, temperinho verde, alecrim e tomilho, e entregamos para os clientes no momento de alguma compra”, explica o sócio. Segundo eles, a aceitação foi tão positiva que a Re-Ciclo irá replicar a ação em seu negócio, e uma segunda etapa será feita na Boom com a chegada de um novo lote de potinhos de açaí. “As pessoas ficaram surpresas, e gostaram tanto que pediram mais”, comemora.

O negócio tem hoje duas unidades, e mais duas lojas deverão ser inauguradas em breve. Os parceiros de negócio afirmam que as novidades não irão terminar por aí. “Ainda temos muitas ideias de ações sustentáveis para colocar em prática”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Agosto de 2018

Arena da Inovação: primeira vez no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

16 de Agosto de 2018

Sebrae RS promove palestra online sobre investidor anjo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/08/2018 14:45

Série Gestão – Finanças

Sebrae RS Podcast 10/08/2018 16:33

Sebrae leva opções de crédito a Soledade, Ibirubá e Passo Fundo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: