
Mais buscados: MEI CREDITO Sei BOAS PRATICAS consultoria

Da Redação
Quatro meses. Esse foi o tempo necessário para a Conceito A Studio implementar novos processos de forma simples e, assim, reduzir desperdícios, custos e ampliar em cinco vezes a produtividade. Os feitos colocaram a pequena empresa de Frederico Westphalen como um case de sucesso do mais recente ciclo do Programa Brasil Mais. Articulada no Rio Grande do Sul pelo Sebrae RS, a iniciativa oferece um acompanhamento especializado totalmente gratuito visando ao fomento de novas oportunidades para os empreendedores dos mais diferentes segmentos.
A empresa liderada pelos sócios-proprietários Marcos Piaia e Leandro Kempka atua na produção de fotografias com ênfase em formaturas desde 2013. A adesão ao programa no segundo semestre do último ano ocorreu no intuito de otimizar a produtividade de seus colaboradores e mitigar eventuais gargalos de desperdício e custos.
Entre outros resultados, o principal movimento se deu com a criação de um sistema de informação, no próprio site da empresa, visando permitir aos clientes que a configuração customizada dos convites, suas cores e toda escrita adicional, pudesse ter a revisão do próprio cliente. A criação da ferramenta, sua validação e implantação na empresa ocorreu em menos de uma semana.
“A ideia de prototipagem, auxiliou muito na clareza das tarefas, ampliou a visão sobre os processos internos da empresa e sobre cada uma das suas etapas. O programa contribuiu de forma significativa, para resolvermos um problema, que inicialmente era visto como sendo de recursos humanos e na realidade se mostrou como sendo um problema de processo”, explica o empreendedor Marcos Piaia.
O programa executado pelo Sebrae RS é realizado por Agentes Locais de Inovação (ALI) que conduzem os atendimentos e realizam todo o acompanhamento da jornada de cada MPE selecionada. A iniciativa conta com metodologia própria, que contempla encontros virtuais e presenciais de forma coletiva e individual junto aos empreendedores selecionados.
O trabalho realizado de forma entre a agente do ALI e os empreendedores foi fundamental para a dinâmica do programa cumprir seus principais objetivos, no caso, proporcionar soluções simples e de grande efetividade em curto prazo. “Partimos de um diagnóstico que apontou as principais necessidades da empresa. A partir de então, com a criação de um fluxograma e da padronização de processos, conseguimos junto ao empreendedor melhor avaliar as oportunidades”, explica a agente responsável pelo atendimento Raquel Schaefer Klauck.
Fique ligado: Interessados em participar dos novos ciclos do programa podem efetuar inscrição e obter informações adicionais pelo endereço https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.