Mais buscados: mei Credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
No dicionário, inovação é um substantivo feminino e refere-se à ação ou efeito de inovar, aquilo que é novo, coisa nova ou uma novidade. No empreendedorismo, a palavra significa modificar a forma como algo vinha sendo feito ou alterar como um serviço é oferecido. É também um sinônimo de boas ideias em um processo criativo e transformador, que promove o desenvolvimento. Dentro desse contexto, o Sebrae RS recentemente lançou o Dinolândia. Trata-se de um jogo educativo gratuito para estimular as competências empreendedoras de jovens de seis a dez anos.
O jogo foi desenvolvido pela SouthBox Studio. A empresa de Passo Fundo existe desde 2014 e conta com os sócios Lucas Tonial Scortegana, diretor técnico e de programação, e Daniel Merkel, diretor criativo e artístico, que participaram de um desafio tecnológico superando outras cinco empresas do RS, e levou 67 dias para a construção, um tempo recorde para este tipo de trabalho. Ela já desenvolveu diversos jogos e aplicativos como games Barbaridade e Rebimboca com foco em educação empreendedora desenvolvidos para o Sebrae nacional, entre outros.
“O processo foi bastante desafiador. Criar um jogo empreendedor para o público infantil é bastante complexo, pois envolve questões como idade, escolaridade, atenção e percepção. Sabíamos que precisaríamos de um jogo que chamasse a atenção visual das crianças, tanto pelo seu tema e conteúdo, quanto pelo fácil entendimento. Foram muitos testes e alterações até chegarmos à versão final.”, destaca o sócio-diretor da SouthBox, Lucas Tonial Scortegana.
No Dinolândia, é possível criar, gerenciar e expandir um parque dos dinossauros. O jogo apresenta as fases de um negócio de uma forma lúdica e divertida como a compra dos dinos, alimentação dos animais, limpeza do parque, infraestrutura, ações de promoção, venda de ingressos, tudo administrado pelo usuário. O desafio é gerir o recurso financeiro, colocar o parque em funcionamento e buscar a satisfação dos clientes sempre.
“A ideia do jogo surgiu dentro do laboratório de inovação do Sebrae RS (Colab) com o objetivo de proporcionar às crianças o contato e o desenvolvimento de competências empreendedoras de maneira divertida. Desde o começo, prezamos pela experiência do usuário e, por isso, além de ser totalmente gratuito, não tem propagandas, é só diversão”, explica a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Márcia Ferran.
As competências contempladas no game são identificação de oportunidades, criatividade, visão, autoconsciência, autoconhecimento e eficácia, motivação e perseverança, mobilização de recursos, conhecimentos básicos sobre finanças, tomada de iniciativas, planejamento e gerenciamento, lidar com a incerteza, ambiguidade e risco e aprender com a experiência. A iniciativa faz parte da atuação do Sebrae em Educação Empreendedora, levando o empreendedorismo da educação básica ao ensino superior. Em pouco mais de um mês desde o lançamento, o jogo já soma mais de 12 mil usuários ativos. Para baixar é só acessar a Apple Store ou o Google Play.
Saiba mais sobre a empresa em:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.