Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empresa gaúcha integra programa de aceleração nos EUA

Participante do StartupRS Agrotech, em 2018, desenvolveu sensores para otimização de irrigação

atualizado em: 30/05/19

Da Redação

COMPARTILHE
Sensores de umidade movidos a energia solar comunicam-se com um sistema central e, assim, os produtores podem acompanhar os dados de umidade do solo por site ou aplicativo.
Sensores de umidade movidos a energia solar comunicam-se com um sistema central e, assim, os produtores podem acompanhar os dados de umidade do solo por site ou aplicativo.

Depois de participar do StartupRS Agrotech em 2018, desenvolvido pelo Sebrae RS, a Raks Tecnologia Agrícola ingressa, agora, no programa Iowa Agritech Acceletaror, com foco no desenvolvimento internacional de empresas com soluções para o agronegócio. A startup gaúcha, incubada no Tecnosinos, em São Leopoldo, participará de 100 dias de aceleração na cidade de Des Moines (EUA).

A empresa desenvolveu um programa de otimização e automatização do processo de irrigação do solo. Sensores de umidade movidos a energia solar comunicam-se com um sistema central e, assim, os produtores podem acompanhar os dados de umidade do solo por site ou aplicativo. Sem necessidade de deslocamento até a lavoura, os produtores recebem um alerta sobre a necessidade de irrigação, que é acionada à distância. Eles também têm a opção de configurar o sistema para que a irrigação seja acionada automaticamente, sempre que detectada a necessidade. A solução reduz gastos, aumenta a produtividade e diminui o impacto ambiental, já que evita o desperdício de água. O foco, destaca Fabiane Kuhn, co-fundadora da Raks Tecnologia Agrícola e diretora de software, está na agricultura familiar. “Por ter muita representatividade na produção de alimentos e ainda usar pouca tecnologia”, explica.

Na avaliação da empreendedora, a participação da empresa, em 2018, do StartupRS Agrotech, contribuiu para que a startup chegasse hoje ao programa de aceleração americano. “O StartupRS abriu a porta da Expointer, nos colocou em contato com produtores, nos capacitou, trabalhou nossa habilidade empreendedora. Todo o processo nos ajudou a ter um modelo de negócio mais definido e um produto mais concluído”, avalia.

O gestor de projetos do Sebrae RS, João Antônio Pinheiro Neto, acrescenta: “Eles tiveram a oportunidade de desenvolver ainda mais o produto, de pensar o negócio de forma estratégica, além de contato com o público-alvo. O programa conectou a empresa aos produtores, isso também gerou feedbacks e possibilitou que melhorias fossem pensadas”, resume.

O Iowa Agritech Acceletaror tem início em 3 de junho. Nos Estados Unidos, representantes da startup gaúcha participarão de rodadas de mentorias, workshops, capacitações, visitas a empresas parceiras e a lavouras que são referência em tecnologia. Eles também irão participar de feiras agrícolas, apresentando o produto a investidores e agricultores norte-americanos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: