Mais buscados: Mei crEdito SEI Boas praticas Consultoria
Da Redação
A cachaça é hoje a segunda bebida alcoólica mais consumida no mercado interno, perde apenas para a cerveja, que é fermentada. Produto tipicamente brasileiro, se tornou aposta do setor de destilados. Segundo dados da PBDAC (Programa de Desenvolvimento de Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça), o Brasil movimenta cerca de R$ 1 bilhão na comercialização de 1,3 bilhão de litros da bebida por ano.
O uruguaio Pablo Alles Rey veio para o país na década de 90, encantou-se com as possibilidades do mercado e mais tarde resolveu investir na Coral Brasil, empresa gaúcha que iniciou a produção de cachaças artesanais no final de 2012. Mesmo sendo um negócio promissor, não escapou da responsabilidade de se reinventar durante a crise provocada pela pandemia de coronavírus. O gestor da Coral Brasil precisou buscar alternativas e resolveu investir no primeiro aplicativo de marca própria dedicado à venda de cachaça.
“Quando começou a pandemia, o Sebrae RS desenvolveu reuniões virtuais e nos apresentou alternativas para enxergamos de outra maneira este momento tão complexo. Fomos apresentados a saídas digitais e à Lexsis, empresa que desenvolve sistemas integrados. Achei interessante a proposta e me interessei pela possibilidade de criar um aplicativo com nossos produtos e com produtos dos nossos parceiros, que produzem sorvetes alcoólicos com a nossa cachaça”, contou Pablo.
O aplicativo – que pode ser baixado pelo Google Play ou pela App Store – tem navegação bastante funcional. Mediante um cadastro rápido, se pode acessar e adquirir os produtos da Coral Brasil, que são expostos em um menu dividido por categorias. Além das cachaças Prata e Ouro, o aplicativo oferece uma série de sorvetes alcoólicos – com sabores como piña colada, com 12% de teor alcoólico, e cho cointreau, com 6% – e drinques prontos, como caipirinha e caipirinha com uva.
A Coral Brasil viu seu faturamento diminuir no início da pandemia e encontrou no aplicativo uma forma de chegar ao consumidor final sem passar pelos bares e restaurantes, setor também muito afetado neste período. “A ferramenta está em seus primeiros dias de implantação, está sendo conhecida. Agora estamos preparando uma aba de promoções e avaliamos a possibilidade de incluir outros parceiros no serviço”, destacou o gestor da empresa de destilados.
Roger Klafke, especialista do Sebrae RS que participou deste processo de reinvenção da marca, lembra que também precisou se adaptar ao novo cenário e que foi fundamental esta ação rápida de buscar informações e apresentar referências que atendessem às necessidades das empresas. “Convocamos reuniões abertas para conversar sobre alguns temas relevantes e o Pablo foi um dos empresários que teve alguns insights para alternativas neste momento. Ficamos muito felizes que a ideia surgiu a partir das reuniões que promovemos. É realmente a hora de inovar, é isto que a Coral Brasil está fazendo”, ressaltou Klafke.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.