Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empresários e lideranças do Vale do Taquari se reúnem para discutir as oportunidades da Copa do Mundo de 2014

atualizado em: 11/07/12

Da Redação

COMPARTILHE

 Seminário promovido pelo Sebrae/RS reuniu mais de 100 pessoas em Lajeado

Da Redação

Lajeado – As oportunidades de negócios que virão junto com a Copa do Mundo de 2014 foram discutidas nessa terça-feira, 10 de julho, pelos empreendedores do Vale do Taquari. O evento, que faz parte do programa Sebrae 2014, reuniu mais de 100 pessoas entre proprietários de estabelecimentos comerciais e lideranças locais, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), em Lajeado. O gerente do Setorial de Comércio e Serviços do Sebrae/RS, Rodrigo Farina Mello, a consultora do Sebrae/SC, Sara Albrecht, e o jornalista esportivo, Pedro Ernesto Denardin, comandaram os trabalhos durante o seminário.

 Em sua fala, Rodrigo Farina Mello alertou os empreendedores com relação a gestão da marca “Copa do Mundo” que, para a Fifa, é prioridade. Além disso, o órgão protege os direitos de seus patrocinadores, pois, “somente eles podem aparecer nas áreas oficiais e nos estádios”, explicou. Mello apresentou todas as imagens e logomarcas que são proibidas de serem veiculadas por empresas e estabelecimentos, com exceção de fins editoriais, e quais podem ser exploradas. “Temos que ter todo o cuidado possível com esta questão para evitarmos problemas desta ordem com a Fifa”, alertou aos empresários. O gerente também citou oportunidades de negócios nos principais setores afetados pelo evento: Construção Civil, Tecnologia da Informação, Madeira e Móveis, Comércio Varejista e Turismo.

A consultora do Sebrae Santa Catarina, Sara Albrecht, focou sua palestra no tema: A Copa do Mundo nas cidades de interior”. Segundo Sara, as razões que levam o turista de copa às pequenas cidades resumem-se em quatro pontos principais: a proximidade com a cidade-sede, o diferencial, os preços e os produtos de qualidade. “O Brasil está muito caro. Se não trabalharmos bem este aspecto, os turistas irão optar por conhecer Buenos Aires, na Argentina, a ficar em nosso País”, alertou. Os números do receptivo internacional mostram isso. “Enquanto os nossos vizinhos, cujo território total equivale a um terço do brasileiro, recebem por ano 5,2 milhões de turistas estrangeiros, o Brasil fica atrás com 5,1 milhões”.

Conforme a consultora, além do preço, outros motivos como o medo, a desconfiança e a falta de informação impedem que mais turistas visitem o Brasil. A Copa do Mundo será a grande e a melhor oportunidade que o País terá de mudar esta percepção “e se estivermos bem preparados conseguiremos abrir definitivamente o Brasil para o mercado internacional”. A região do Taquari, pela proximidade com Porto Alegre, pode lucrar muito com o evento.

O boca-a-boca e as Redes Sociais

Para Sara Albrecht três fatores são imprescindíveis para atrair os turistas: segurança (estabelecer relação de confiança), idiomas e divulgação. “Estudar o idioma do público que virá para cá e um pouco da história do país, os costumes e hábitos é essencial para construir uma relação de cumplicidade e torna-se importante para o marketing boca-a-boca. O turista volta falando bem e, dessa forma, estimula que outras pessoas visitem o Brasil.

Para tornar-se conhecido, as empresas precisam estar na vitrine. A internet e as redes sociais são um caminho sem volta. Sara deu exemplos de iniciativas baratas e que podem contribuir muito para a divulgação do negócio. “Vídeos de três minutos com pouco texto e muita imagem, com possibilidade de tradução para o inglês e o espanhol fazem toda a diferença e não custa caro. Quando o turista acessa o site de uma empresa e há a possibilidade de navegar em sua língua, as possibilidades de visitação aumentam consideravelmente”, afirmou.

Os números da Copa

“O esporte tem o poder de inspirar e unir as pessoas”, com uma frase de Nelson Mandela, o narrador titular da Rádio Gaúcha e jornalista esportivo, Pedro Ernesto Denardin, iniciou sua fala. Os números destacados pelo profissional deram uma noção da repercussão que a Copa do Mundo no Brasil terá em todo o mundo. Somente os profissionais da imprensa mundial totalizarão 40 mil visitantes. No Rio Grande do Sul, a estimativa é que 8 mil jornalistas circulem durante cerca de 45 dias. As empresas também podem aproveitar este público para divulgar o Estado. “Trazendo esses jornalistas para conhecer o Vale do Taquari pode-se obter uma grande divulgação da região porque, além de transmitirem os jogos, muitos profissionais vêm com a missão de mostrar como vive o país, os moradores das cidades-sede e das cidades ao redor, como são os costumes, a culinária, enfim, o dia-a-dia do brasileiro está em evidência em 2014”, sugeriu.

Conforme dados trazidos pelo jornalista, com base em estudos da Fundação Getúlio Vargas, 6 milhões de estrangeiros, por ano, devem visitar o País até 2014, sendo que 600 mil devem vir especificamente para o evento esportivo. Denardin acredita que este número seja maior e atinja 1 milhão de turistas durante a Copa. Quinze dias é o tempo médio que cada turista ficará no País, gastando uma média de 10 mil dólares. Com relação aos reflexos econômicos, serão injetados R$ 155,7 bilhões e 3,6 milhões de empregos serão gerados. Destas, 1,2 milhões serão no setor de serviços, movimentando R$ 32,5 bilhões.

O narrador também citou pontos que ainda devem ser melhorados no País para receber os jogos. Um deles é a comunicação – implantação do sistema 4 G, uma exigência da Fifa que deverá ser atendida. “Este também será um dos legados que os jogos deixarão para o Brasil”, disse. Os outros são: divulgação, infraestrutura e mobilidade urbana e internet e telefonia. “Já foram investidos no País cerca de R$ 25 bilhões e mais recursos serão destinados para essas melhorias. Para se ter uma ideia, na áfrica do Sul, as aplicações nestas áreas totalizaram 7 bilhões de dólares.

No dia 2 de agosto, o Sebrae/RS realiza mais um evento com foco na Copa do Mundo de 2014. Desta vez o foco serão os meios de hospedagem.

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: