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Da Redação
São Paulo – A crise ficou no passado para a indústria calçadista. Pelo menos essa é a percepção do grupo de micro e pequenas empresas gaúchas que estará expondo na 44ª Couromoda a partir deste domingo. A maior feira de calçados e artigos de couro da América Latina será realizada entre os dias 15 e 18 de janeiro no Expo Center Norte, em São Paulo.
Com quase mil metros quadrados, o estande coletivo do Rio Grande do Sul vai apresentar as criações e novidades de 43 marcas gaúchas de calçados e de acessórios. O espaço é viabilizado pela parceria entre SEBRAE/RS, Governo do Estado e Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV). Conta também com o apoio das prefeituras municipais de Três Coroas, Campo Bom e Sapiranga.
As empresas foram selecionadas em outubro e obtém apoio financeiro do SEBRAE/RS e do Governo do Estado para exporem seus produtos. “Na 18ª participação de um estande coletivo gaúcho, buscamos privilegiar as empresas que estão participando de ações do SEBRAE/RS e também as associadas a entidades de classe”, ressalta o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. “O objetivo é levar empresas com gestão desenvolvida e produtos inovadores para conquistar mercado”, acrescenta.
Segundo Fialho, as micro e pequenas empresas levam vantagem diante desse novo momento econômico. “Elas têm mais flexibilidade para adequar a estratégia diante das contingências e seguir uma tendência de atender o gosto e as exigências específicas dos consumidores e não apenas lançar coleções de acordo com a estação do ano”, comenta. “A ideia não é competir por preço, mas agregar valor aos produtos”, resume.
Com esse foco, as participantes gaúchas devem garantir bons resultados em 2017. “Na edição do ano passado, vendemos cerca de R$ 10 milhões entre 56 empresas. Na Francal, que ocorre em junho e aponta as tendências de primavera/verão, as vendas ultrapassaram a marca dos R$ 12 milhões, com apenas 31 marcas”, compara. “Esses números e a percepção de mercado apontam para resultados ainda melhores em 2017”, revela o dirigente.
Vocação exportadora
Além das vendas para o mercado interno, especialmente para a Região Sudeste, a Couromoda representa também uma vitrine internacional. Das 43 micro e pequenas empresas participantes do estande coletivo gaúcho, pelo menos 50% já exporta. E o evento pode alavancar ainda mais a internacionalização das marcas.
Entre as iniciativas e projetos da feira está a Couromoda Exporter, uma área especial dentro do parque de exposições destinada às empresas com foco em exportação, que conta com uma vitrine de produtos e um lounge exclusivo para importadores. Só para esse espaço são esperados mais de 2.500 compradores internacionais de cerca de 60 países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio, o que mostra a boa receptividade mundial do calçado brasileiro. “O futuro do mercado calçadista está nas MPEs, como já ocorre em mercados como Itália, Espanha e Europa”, destaca o gerente da Regional Vale do Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Marco Copetti.
Confira quais são as micro e pequenas empresas gaúchas que estarão no estande coletivo da Couromoda 2017:
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