Mais buscados: Mei crEdito SEI Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Caxias do Sul – Três integrantes do projeto Promover a Competitividade das Indústrias da Serra Gaúcha, desenvolvido pelo SEBRAE/RS, iniciaram o Programa de Certificação ISO/TS 16949, que alinha as normas do sistema de qualidade automotiva aplicadas em nível mundial. A ferramenta compreende etapas como projeto e desenvolvimento, produção e assistência técnica de produtos relacionados a essa indústria. As atividades de preparação têm duração de um ano.
A norma técnica, uma forma aprofundada do ISO 9001, foi desenvolvida para estimular a melhoria da cadeia de suprimentos e do processo de certificação, resultando, assim, em novas possibilidades de negócio. Conforme explica o técnico da Regional Serra do SEBRAE/RS Taisson Toigo trata-se de uma ação que a entidade desenvolve esporadicamente, mediante demanda. “Identificamos essa necessidade aqui na Serra e abrimos a seleção”, conta. Foram seis interessadas e três selecionadas: Rezler, Compact e Metalúrgica Guarany.
A conclusão do processo de certificação é importante, inclusive para as pequenas empresas. Os benefícios são: obtenção de licença para negociar internacionalmente e expandir os negócios; melhoria de processos para reduzir desperdícios e minimizar defeitos; remoção da necessidade de múltiplos certificados para a fabricação de veículos; integração da ISO/TS 16949 com outros sistemas de gestão; e demonstração de conformidade para obter novos negócios e perspectivas de investimento. “Nesses 12 meses os empresários irão participar de cursos e consultorias que irão prepará-los para a obtenção do certificado. Essas três empresas, que já fornecem para montadoras, terão novas oportunidades”, comenta o gestor.
A Compact, que produz itens para o ambiente doméstico desde 1978, passou a atender a indústria automotiva em 1990, fabricando aquecedores, térmicas e outros produtos para uso a bordo de veículos. O diretor de Marketing e Qualidade da empresa, Guilherme Poletti, comemora o fato de a empresa já exportar para países da América Latina e África, mas entende que a certificação é fundamental para um mercado cada vez mais exigente. “Temos de estar preparados para atender os clientes com total qualidade e sem margem de erro”, destaca.
Para o executivo, a expectativa após a conclusão do processo é grande. “Estaremos prontos para continuar atendendo bem os clientes que já temos, e também conquistar uma parcela nova de mercado. Afinal, esse é um grande diferencial, já que para muitas empresas grandes do setor o certificado é um diferencial”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.