Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI Credito consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Empresas de Pelotas e Rio Grande estão na 2ª fase do Prêmio Nacional de Inovação

Os empreendedores, participantes do Programa ALI, integram a lista dos 69 que passaram à próxima etapa

atualizado em: 08/02/19

Da Redação

COMPARTILHE
Registro da edição mais recente do Prêmio Nacional de Inovação.

O Sebrae RS está com muitos motivos para festejar. As quatro empresas inscritas no Prêmio Nacional de Inovação (PNI) foram selecionadas para a segunda fase da premiação. São elas: Grupo Canvas (Pelotas), Tachar Joias (Rio Grande), Eletroluz (Rio Grande) e Farmácia Homeopathus (Rio Grande). O desempenho é resultado do acompanhamento realizado dentro do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação.

Uma parceria Sebrae Nacional e CNPq, o Programa ALI contrata bolsistas com, no máximo, três anos de conclusão de suas graduações, preparando-os para serem consultores. Além de atenderem as EPP (Empresas de Pequeno Porte) com foco em inovação, eles precisam produzir artigos, que serão publicados junto ao CNPq. Com essa orientação e envolvimento, foi possível gerar bons resultados junto aos empreendedores.  A gestora do Sebrae RS Marcia Pedroti Porto revela que, além das quatro selecionadas no PNI, houve implantação de indicadores nas empresas, metas de 2018 atingidas e satisfação do cliente chegando a 100%. A gestora do Sebrae RS informa que o ALI na Região Sul está em seu terceiro ciclo, tendo iniciado em 2012. Atualmente, tem dois ALIs que são orientados por um consultor que valida seus planos de ação, acompanha o cumprimento das metas, cobra os resultados e orienta no que for preciso.

Pioneirismo em homeopatia 

Em todo o Estado, foram inscritas 88 empresas no Prêmio Nacional de Inovação e foram selecionadas 69 para irem para a próxima fase. Entre as quatro empresas da Região Sul, a Farmácia Homeopathus, de Rio Grande, está no ramo desde 1983 e foi pioneira na cidade em manipulação homeopática. Filho da fundadora, Maurice Neto de Souza, conta que já tinham alguma experiência com a aplicação de novas tecnologias no negócio, mas a partir da orientação recebida, foi possível um melhor alinhamento entre as diferentes plataformas.

As vendas de novos produtos foram alavancadas com campanhas e anúncios e com parcerias com influenciadores digitais para impulsionar a divulgação. Houve também uma preocupação em não perder a qualidade do atendimento pelo meio digital, já que a atenção dedicada aos clientes é um dos pilares da longevidade do negócio. Ao longo dos anos, a farmácia construiu uma sólida base de atuação, que vai desde a consagrada homeopatia até a manipulação de medicamentos.

Conheça as outras empresas também selecionadas:

Grupo Canvas

Atua no setor da construção civil, desenvolvendo projetos e execução de obras em Light Steel Frame. Surgiu em 2017, em Pelotas. Recentemente, passou a atuar em Florianópolis, ampliando a presença da empresa, vislumbrando explorar o mercado em crescimento em Santa Catarina.

Tachar Joias Rio Grande

Com 35 anos no mercado, é um negócio familiar que ao longo dos anos foi ocupando espaço em várias cidades do RS e SC, com vendas direta através de revendedoras. A partir do crescimento, expandiu a atuação e possui três lojas de varejo (Amora) e duas óticas franqueadas (Óticas Carol). São 70 empregos diretos e 2.500 indiretos, através de revendedoras. Ações como o mapeamento do processo, criação de controles internos e monitoramento para manter a qualidade, reconhecimento dos colaboradores, reuniões periódicas com foco em inovação, entre outras ações, foram pontos relevantes para a classificação.

Eletroluz

Começou as atividades em 1975, em Rio Grande, mas depois expandiu para Pelotas. Hoje as empresas além de consertarem eletrodomésticos portáteis, também trabalham com a manutenção e instalação de splits, secadoras, lavadoras de roupas e de louças e micro-ondas. A empresa investiu em um site, onde é possível consultar a ordem de serviço de seus clientes; contratou uma empresa de monitoramento e roteirização da frota; tem cargos e funções dos colaboradores bem definidos, com autonomia para realizarem reuniões mensais voltadas para ações de inovação, com foco em novos serviços e produtos. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Julho de 2019

Próxima edição do Dito Efeito acontece em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

16 de Julho de 2019

Coopergov promove integração de planos de turismo na Costa Doce

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 11/07/2019 16:06

Sebrae RS lança novas soluções para programa Pratique com turmas gratuitas

Sebrae RS Podcast 10/07/2019 11:10

Projeto AgroInnovation aproxima produtores rurais de novas tecnologias e inovação

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: