Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei CRÉDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Empresas de Pelotas e Rio Grande estão na 2ª fase do Prêmio Nacional de Inovação

Os empreendedores, participantes do Programa ALI, integram a lista dos 69 que passaram à próxima etapa

08/02/19

Da Redação

COMPARTILHE
Registro da edição mais recente do Prêmio Nacional de Inovação.

O Sebrae RS está com muitos motivos para festejar. As quatro empresas inscritas no Prêmio Nacional de Inovação (PNI) foram selecionadas para a segunda fase da premiação. São elas: Grupo Canvas (Pelotas), Tachar Joias (Rio Grande), Eletroluz (Rio Grande) e Farmácia Homeopathus (Rio Grande). O desempenho é resultado do acompanhamento realizado dentro do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação.

Uma parceria Sebrae Nacional e CNPq, o Programa ALI contrata bolsistas com, no máximo, três anos de conclusão de suas graduações, preparando-os para serem consultores. Além de atenderem as EPP (Empresas de Pequeno Porte) com foco em inovação, eles precisam produzir artigos, que serão publicados junto ao CNPq. Com essa orientação e envolvimento, foi possível gerar bons resultados junto aos empreendedores.  A gestora do Sebrae RS Marcia Pedroti Porto revela que, além das quatro selecionadas no PNI, houve implantação de indicadores nas empresas, metas de 2018 atingidas e satisfação do cliente chegando a 100%. A gestora do Sebrae RS informa que o ALI na Região Sul está em seu terceiro ciclo, tendo iniciado em 2012. Atualmente, tem dois ALIs que são orientados por um consultor que valida seus planos de ação, acompanha o cumprimento das metas, cobra os resultados e orienta no que for preciso.

Pioneirismo em homeopatia 

Em todo o Estado, foram inscritas 88 empresas no Prêmio Nacional de Inovação e foram selecionadas 69 para irem para a próxima fase. Entre as quatro empresas da Região Sul, a Farmácia Homeopathus, de Rio Grande, está no ramo desde 1983 e foi pioneira na cidade em manipulação homeopática. Filho da fundadora, Maurice Neto de Souza, conta que já tinham alguma experiência com a aplicação de novas tecnologias no negócio, mas a partir da orientação recebida, foi possível um melhor alinhamento entre as diferentes plataformas.

As vendas de novos produtos foram alavancadas com campanhas e anúncios e com parcerias com influenciadores digitais para impulsionar a divulgação. Houve também uma preocupação em não perder a qualidade do atendimento pelo meio digital, já que a atenção dedicada aos clientes é um dos pilares da longevidade do negócio. Ao longo dos anos, a farmácia construiu uma sólida base de atuação, que vai desde a consagrada homeopatia até a manipulação de medicamentos.

Conheça as outras empresas também selecionadas:

Grupo Canvas

Atua no setor da construção civil, desenvolvendo projetos e execução de obras em Light Steel Frame. Surgiu em 2017, em Pelotas. Recentemente, passou a atuar em Florianópolis, ampliando a presença da empresa, vislumbrando explorar o mercado em crescimento em Santa Catarina.

Tachar Joias Rio Grande

Com 35 anos no mercado, é um negócio familiar que ao longo dos anos foi ocupando espaço em várias cidades do RS e SC, com vendas direta através de revendedoras. A partir do crescimento, expandiu a atuação e possui três lojas de varejo (Amora) e duas óticas franqueadas (Óticas Carol). São 70 empregos diretos e 2.500 indiretos, através de revendedoras. Ações como o mapeamento do processo, criação de controles internos e monitoramento para manter a qualidade, reconhecimento dos colaboradores, reuniões periódicas com foco em inovação, entre outras ações, foram pontos relevantes para a classificação.

Eletroluz

Começou as atividades em 1975, em Rio Grande, mas depois expandiu para Pelotas. Hoje as empresas além de consertarem eletrodomésticos portáteis, também trabalham com a manutenção e instalação de splits, secadoras, lavadoras de roupas e de louças e micro-ondas. A empresa investiu em um site, onde é possível consultar a ordem de serviço de seus clientes; contratou uma empresa de monitoramento e roteirização da frota; tem cargos e funções dos colaboradores bem definidos, com autonomia para realizarem reuniões mensais voltadas para ações de inovação, com foco em novos serviços e produtos. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2019

Participe do workshop e saiba mais sobre o Empretec

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2019

Para os empreendedores e a comunidade

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2019 12:08

Projeto E-Commerce ajuda a planejar e implantar as vendas on-line

Sebrae RS Podcast 12/04/2019 15:22

Sebrae-RS realiza 1º Fórum Estadual de Energia Solar em Bento Gonçalves

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: