Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
A pandemia do novo coronavírus é um desafio a mais para empresas preocupadas com seu impacto social. Com o mercado cada vez mais exigente, marcas se destacam em um cenário de crise com ações solidárias na comunidade em que atuam. É o caso do Birô Ateliê e do Botão do Bem, que fazem parte do AGIR – Programa de Aceleração para Geração de Impacto no RS – promovido pelo Sebrae RS.
Bianca Rodrigues e Gilian Kaiser construíram a Birô Ateliê com o propósito de vestir responsabilidade, inspiração, igualdade e respeito. A marca tem uma parceria com a Ciclo Reverso, um negócio de impacto socioambiental que reutiliza as sobras de materiais sólidos das roupas criadas e transforma em outros produtos pelas mãos de mulheres em vulnerabilidade social. A preocupação com sustentabilidade também se estende para o início da produção, quase 100% dos tecidos são reaproveitados.
A Birô, assim como muitas outras empresas, precisou se adaptar à crise. Para Bianca, uma das sócias da marca, a pandemia trouxe grandes mudanças. “Não conseguimos manter nossa produção interna e fomos em busca de outra alternativa. Conseguimos dar oportunidades para quem estava sem trabalho”, disse. A empresa também doou máscaras para hospitais e está gravando aulas para capacitar as mulheres que fazem parte do projeto social da marca junto com a Ciclo Reverso, paralisado devido a pandemia.
Botão do bem
O engenheiro Eduardo Makiyama, criador do Botão do Bem, encontrou uma saída depois de três meses quase sem faturamento. O dispositivo envia um alerta quando o usuário está em situação de risco e estava sendo amplamente aceito pelos motoristas de aplicativos antes da pandemia. “O processo de venda é longo com os idosos, nosso público inicial, e com os motoristas de aplicativo achamos uma forma de monetizar rápido. Eu ia todos os dias para a Carlos Gomes e chamava um carro pelo aplicativo, ficava indo e voltando e oferecendo o produto. Deu certo, mas com o Covid tudo ficou complicado”, destacou Eduardo.
Eduardo precisou estudar seu público para entender o que poderia explorar. “Em Santa Catarina os aplicativos voltaram à ativa em junho e voltei nosso marketing para lá e funcionou. Conseguimos sair do zero. Com o isolamento, a violência doméstica também aumentou e começamos a ter a procura de institutos que auxiliam mulheres que passaram por esta situação”, disse o engenheiro.
Pensando ainda no impacto social da sua criação, Eduardo conta que o cordão em que o equipamento pode ser colocado é fabricado com tecido de guarda-chuvas e couro sustentável. As costureiras dos cordões são vítimas de violência e esta se tornou a principal fonte de renda delas durante a pandemia. “Elas são da Serra e o turismo diminui bastante, consequentemente a produção também”, conta.
É preciso estar atento para descobrir formas de se reinventar. O Botão do Bem faz o uso de três impressoras 3D para a criação quando desenvolve protótipos e começou a criar máscaras de proteção com o equipamento. “Vi que conseguiria encontrar de forma fácil o modelo na internet e resolvi falar com quem assina nosso plano ‘Boto Fé Na Causa’. Perguntei se poderia utilizar a diferença de 10% em relação ao plano mais simples para a produção de face-shields e todos aceitaram prontamente”, afirmou. As máscaras foram doadas para hospitais.
A gestora de projetos do Sebrae RS, Lissandra da Silva Monza, afirma que as iniciativas são super positivas no mercado e para as marcas. “As ações mostram seus propósitos e suas estratégias cada vez mais conscientes sobre a importância de sua responsabilidade e da própria conexão com a sociedade. O Programa Agir tem justamente o objetivo de apoiar estas empresas a criarem ações reais, modelando seus negócios e direcionando seus esforços neste sentido”, reforça a gestora.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.