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Empresas gaúchas começam a Couromoda 2016 com o pé direito

atualizado em: 11/01/16

Da Redação

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Expositores do estande coletivo do Estado registram vendas maiores no primeiro dia do evento em comparação com o mesmo período de 2015

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Diretor Técnico do SEBRAE/RS (terceiro à dir.) esteve na Couromoda no domingo (Foto: SEBRAE/RS)

São Paulo – A crise passa longe da Couromoda 2016. Pelo menos essa é a primeira impressão das 56 micro e pequenas indústrias calçadistas gaúchas que participam da Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda, que ocorre entre os dias 10 e 13 de janeiro, na Expocenter Norte, em São Paulo. A estreia do evento pode ser encarada com otimismo já que a média de vendas por expositora passou de R$ 38 mil, superando os cerca de R$ 36 mil alcançados no primeiro dia da edição anterior. Ao todo, somente no dia 10, foram comercializados R$ 2,13 milhões, praticamente o mesmo montante do ano passado, mesmo com quatro expositores a menos do que em 2016.

O estande coletivo gaúcho é o maior da Couromoda. São 1.554 m² distribuídos em espaços de 9m² a 27m². A ação é uma promoção do SEBRAE/RS, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo (ACI/NH). Para o diretor Técnico do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos, “os resultados do primeiro dia do evento indicam que temos muito a comemorar, com o aumento de vendas por participante, em um ano de retração econômica”. A visão positiva é compartilhada pelos parceiros que estiveram presentes na abertura da feira: Marcelo Clark Alves, presidente da ACI Novo Hamburgo, secretário estadual da Fazenda do RS, Giovani Feltes, Marco Aurelio Kirch, Diretor de Relações Institucionais da ACI Novo Hamburgo, e Leonardo Holzman Neves, da Associação Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).

O gestor de projetos do SEBRAE/RS Maico Fabiano Fernandes conta que além da movimentação de compradores de todo o Brasil, esta edição do evento traz uma novidade que pode estimular ainda mais os negócios para as empresas participantes. “É o Couromoda Export, uma iniciativa que está trazendo lojistas de várias partes do mundo, como América do Norte, Europa e Ásia para o evento”, relata. Com o câmbio favorável, as exportações podem ser beneficiadas. “Mesmo que o perfil dos expositores gaúchos no espaço seja de micro e pequenas empresas algumas já estão abertas às exportações e podem se beneficiar com a novidade”, acredita Fernandes.

Novos clientes

A Estilo Exclusivo Calçados, de Sapiranga, é uma das participantes do espaço coletivo do Rio Grande do Sul. A proprietária, Alessandra Brando, está confiante. “É a quarto ano que estamos presentes na Couromoda e já registramos boas vendas e agendamos visitas a lojistas já no primeiro dia”, diz. A empresa criada há 10 anos é especializada em calçados femininos para festa, que podem ser estilizados, e trabalha com uma numeração especial, que vai até o 43. “São produtos quase artesanais que estão tendo uma ótima receptividade no mercado”, informa. Além dos clientes habituais, Alessandra comemora a conquista de dois novos compradores na estreia da feira: um de São Paulo e outro do Espírito Santo.

Sobre a Couromoda 2016

Programada como o maior evento do continente para vitrine da indústria calçadista e de acessórios, a Couromoda 2016 ocorrerá em quatro dias com muitas novidades de mais de 2.000 coleções que incluem calçados, tênis, bolsas, artigos esportivos, artefatos de couro, acessórios de moda, equipamentos para lojas, componentes e tecnologia para calçados. Estes expositores representam 13 Estados brasileiros (90% da produção nacional do setor). São projetadas 84.000 visitas profissionais e 25.000 visitantes únicos, desfiles com as principais novidades da temporada, seminários e a realização do 20º Seminário Brasileiro do Calçado. Cerca de 35% das vendas anuais do setor são iniciadas ou encaminhadas na Couromoda. Esse resultado é fruto da grande variedade de produtos que a feira apresenta com coleções diversificadas que vão do outono/inverno à meia estação, atendendo a necessidade de lojistas de todo o País e dos mais diferentes tipos de mercado, além de compradores internacionais de outros 64 países.

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