Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei CREDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Empresas gaúchas participarão do Sirha, em São Paulo

Agroindústrias foram selecionadas pelo Sebrae Nacional para expôr no evento, que ocorrerá entre 14 e 16 de março

06/03/18

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Duas empresas gaúchas foram selecionadas pelo Sebrae Nacional para participar do Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação 2018 (Sirha), que ocorrerá em São Paulo, entre 14 e 16 de março, no São Paulo Expo. Os empreendimentos Flach Alimentos, de Bom Princípio, e Econatura Produtos Ecológicos e Naturais, de Garibaldi, farão parte da grade de expositores nacionais e internacionais do evento que deverá receber um público estimado em 15 mil pessoas.

Suco de uva e vinagre estão entre os produtos gaúchos que estarão em destaque no evento (Foto: Banco de Imagens)

Cada Estado podia inscrever até três empresas para a seleção, que teve como critérios, entre outros pontos, a certificação de produtos orgânicos; produtos com marca coletiva; especiais ou gourmet; e inovação. A técnica do Sebrae RS na região Metropolitana Jociane Ongaratto acompanhou as atividades da Econatura, que ingressou no projeto coletivo Orgânicos RS. “Eles têm a uva como carro-chefe para uma série de produtos, inclusive óleo feito da semente, ou seja, tudo é aproveitado. Será uma grande oportunidade para alcançar novos mercados, que também é o objetivo do projeto coletivo”, conta. Essa visão é compartilhada pelo técnico do Sebrae RS nas regiões Sinos, Caí e Paranhana Junior Utzig. “Será importante para a Flach Alimentos, também, porque tornará o seu produto, que tem uma forte característica inovadora, mais conhecido,” ressalta.

Localizada em Bom Princípio, a agroindústria Flach Alimentos foi idealizada pelo patriarca da família, Ramiro Flach. A ideia do negócio surgiu em decorrência das suas lembranças de infância, quando consumia um vinagre feito pela bisavó a partir do caldo da cana. O produto tinha um sabor agridoce característico, bastante apreciado pela cultura alemã. O vinagre continuou sendo produzido anos mais tarde para consumo próprio, até que, durante uma viagem à Alemanha em 1994, percebeu que produtos similares faziam muito sucesso por lá, então identificou a potencialidade do vinagre em solo brasileiro.

A ideia foi amplamente estudada e testada. Seu filho Michel graduou-se em engenharia química, em 2012, quando iniciaram os testes com o vinagre. O maior desafio era a produção sem a presença das frutas contidas na receita original. No ano de 2016, a metodologia ideal foi desenvolvida, e o vinagre de cana-de-açúcar, marcado pelo ineditismo no mercado nacional, foi produzido, sem nenhum aditivo químico.

Da Serra vem a uva

Fundada em 1996, na Serra Gaúcha, a Econatura surgiu do sonho do biólogo Luiz Postingher, seu irmão agricultor e suas famílias, que uniram conhecimento e o desejo de levar para o mercado um produto incipiente, mas com muito potencial: o suco de uva produzido sem o uso de agrotóxicos. “Ao longo do tempo, fomos utilizando a uva como matéria-prima para outros produtos, que compreendem uma linha de vinagres, farinha de casca de uva, farinha de semente de uva e óleo feito com o mesmo insumo”, explica o filho de Luiz, César Postingher, responsável pelo setor comercial da empresa.

O contato com o Sebrae RS oportunizou, segundo ele, abrir oportunidades para qualificação, negociações e troca de experiências. “Participar da Sirha permitirá mostrar nosso trabalho para um público especializado, atento às novidades e em busca de qualidade, e também aos profissionais de gastronomia, cada vez mais preocupados com saúde e sustentabilidade”, ressalta. De acordo com Postingher, existem dois fatores a serem considerados para o seu negócio: momento econômico e aumento da concorrência do suco orgânico. “Porém, acreditamos sempre em nossa qualidade e diferencial do mix de produtos, que hoje são comercializados em todo o território nacional”, conta.

Sirha em números

A segunda edição do Sirha no Brasil, em 2016, contou com 222 expositores e marcas e registrou aumento de 9,5% do público presente, em relação ao evento anterior. Para 2018, são esperadas 250 marcas expositoras e 15 mil visitantes, um público formado por tomadores de decisão e formadores de opinião em compras (gerentes, diretores de A&B, compradores, chefs, entre outros).

Serviço:
Quando: 14 a 16 de março
Onde: São Paulo Expo
Site: http://sirha-saopaulo.com/

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Agosto de 2018

Prós e contras do Simples Nacional para serviços da saúde

SAIBA MAIS

 

13 de Agosto de 2018

Produtores de orgânicos do RS prospectam mercado em Brasília

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 10/08/2018 16:33

Sebrae leva opções de crédito a Soledade, Ibirubá e Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 09/08/2018 17:07

Pais empreendedores contam suas experiências

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: